05/06/2008 17:23:27

Governo da Bahia adotará software livre no setor público do Estado

   O Governo da Bahia parte para desenvolver uma política pública na área de
tecnologias de informação buscando economia de recursos a partir da
utilização de código aberto (*softwares* livres). Um protocolo de intenções
será assinado nesta sexta-feira (06/06), às 15h, na Governadoria – Centro
Administrativo – entre o Governo do Estado, por intermédio da Cia. de
Processamento de Dados da Bahia (Prodeb)*, empresa vinculada à Secretaria da
Administração, e a Redhat,* empresa norte-americana líder mundial em
soluções *Open Source* (código aberto) para o mercado corporativo. A
intenção é reduzir em até 50% os custos com licenciamentos de programas
utilizados no setor público estadual, a exemplo do que já vem sendo
registrado em outras unidades da Federação que abraçaram esta iniciativa.

O acordo prevê a *cooperação e intercâmbio técnico-científico direcionado à
implantação de *programas, projetos e atividades com base em plataformas *
software* livre, assim como a capacitação e aperfeiçoamento de recursos
humanos.

*Estímulo ao software livre* – Já se encontra em andamento um projeto do
Governo da Bahia para estimular iniciativas em tecnologia que fazem uso de
código aberto (*software* livre). O projeto, demandado pelo Fórum dos
Gestores Estaduais de TIC (Fortic) - vinculado à Casa Civil - é capitaneado
pela Prodeb e objetiva propor diretrizes para a adoção do uso destes *
softwares* na gestão pública estadual. A ação proporá um modelo de gestão
que inclui a criação de núcleos para a capacitação e treinamento, suporte
técnico, distribuição e disseminação dos produtos nos diversos órgãos e
entidades governamentais.

A Prodeb tem feito investimentos internos na área de desenvolvimento para a
utilização do *software* livre. Foram desencadeados dois projetos: o Sistema
Integrado de Gestão Empresarial (Sige), a ser disponibilizado integralmente
em 2009; e o Ambiente Colaborativo Expresso.BA. A empresa também
elegeu o *Xoops
(software livre)* como ferramenta prioritária no desenvolvimento e
gerenciamento de sites e portais.

Além dos fatores econômicos associados ao não-pagamento de licenças, o uso,
a customização e o desenvolvimento de soluções em programas livres
possibilitam o compartilhamento dessas ferramentas em todos os níveis do
governo e a valorização dos profissionais da área de tecnologia da
informação.

* *

*Informações sobre a solenidade:*