Oi amigos,
Compartilho com vocês uma tradução do texto do John Maddog Hall.
Desculpem os erros!

Abraços!

Universities that do not use Free Software: Time for a boycott?
Universidades que não usam Software Livre: Hora de um boicote?
Jon maddog Hall (tradução livre)

Recentemente recebi um email de um jovem brasileiro que desejava uma
palestra minha para os alunos e os funcionários da sua universidade,
sobre Software Livre. Normalmente eu fico feliz em sugerir que as
universidades usem Software Livre, mas isso normalmente é feito em
conjunto com alguma grande conferência que esteja acontecendo na
Universidade, ou algo do tipo. Eu simplesmente não tenho tempo para
visitar todas as escolas. Mas resolvi investigar a universidade deste
estudante, e descobri que a Microsoft é um dos patrocinadores da
universidade. Aliás, esta universidade tem uma grande propaganda na
página principal de seu Web Site falando da Microsoft como sua
parceira. Foi a primeira vez que eu vi uma universidade fazendo
comercial de uma empresa privada em sua página na internet.

Resolvi continuar minhas pesquisas, focando na cidade deste aluno, e
descobri que existe outra universidade na mesma cidade que é muito
ativa com Software Livre. Aliás, eles mantêm um espelho (mirror) dos
repositórios Debian e estão ativamente promovendo o Software Livre.

De imediato, pensei que talvez as duas universidades poderiam unir
forças e promover um "Dia do Software Livre", onde eu poderia dar uma
palestra. Então pensei que talvez os professores da universidade
"software livre" poderiam falar com os professores da universidade
"Microsoft" e convencê-los dos benefícios do uso de Software Livre
para ensinar alunos ou fazer pesquisa. Porém quanto mais eu pensava
sobre isto, mais eu concluia que esta era a abordagem errada.

A hora chegou para um boicote de universidades que usam software
proprietário, com código-fonte fechado.

Há 10 anos atrás um boicote não seria possível. Existiam poucas
universidades que tinham acesso a uma quantidade suficiente de
software livre bom, de forma a que pudessem pedir aos seus alunos que
fizessem o "sacrifício" de renegar uma universidade que só usa
software proprietário no ensino. Agora, com a ampla gama de software
livre disponível, e o mercado clamando por novos programadores
treinados em técnicas de desenvolvimento de software livre, e também
com o grande número de boas universidades usando Software Livre em
seus cursos, o "mercado" universitário está pronto para um boicote.

Algumas pessoas podem pensar que um boicote é um pouco exagerado, mas
as universidades certamente tiveram sua chance de migrar para o que é
uma forma mais racional de ensinar Ciência da Computação, Engenharia
da Computação, a maioria das ciências e talvez até das ciências
humanas. Existe uma abundância de Software Livre, em grande quantidade
e em quase todas as categorias. Movimentos como o Creative Commons
tornou possível a possibilidade de construir coisas novas a partir do
trabalho de outras pessoas. Pesquisa está sendo feita nos métodos
colaborativos de trabalho. A era de uso exclusivo de software
proprietário terminou a muito tempo.

As pessoas tem que refletir porque as universidades continuam usando
software proprietário. Poderia ser porque a Microsoft e outras
companhias pagam para que as universidade usem seu software,
aprisionando os estudantes, ou talvez não pagando diretamente, mas
disfarçado como "desconto no preço das licenças" para os estudantes e
funcionários ? Isto é um argumento inútil, já que a grande maioria do
Software Livre está disponível gratuitamente, e pode ser distribuido
livremente.

O fato das universidades ainda usarem software proprietário poderia
ser devido ao mito que diz que "os estudantes terão a possibilidade de
conseguir um trabalho quando deixarem a universidade", apesar do fato
de que o Software Livre é atualmente usado na maioria das empresas ao
redor do mundo, independente da empresa saber disso ou não? Será que
eles usam software proprietário devido ao mito de que "não é possível
ganhar dinheiro com Software Livre", apesar do fato de que as
principais corporações estão ganhando (ou economizando) dinheiro com
Software Livre, e contratando programadores capacitados em Software
Livre?

Eu tenho uma teoria do porquê algumas universidades ainda estarem
usando software proprietário. Isto tem a ver com a falta de
honestidade intelectual nos objetivos da universidade.

A função da universidade não é "treinar o estudante para que ele
consiga um emprego". A função da universidade é "treinar o estudante
para pensar", como coletar dados, processar os dados, criar
informações e liderar pessoas. A função de uma universidade é
pesquisar e aumentar a base de conhecimento, para que possamos
avançar, e publicar suas pesquisas para que outros possam avançar
também. As universidade, particularmente as públicas, deveriam estar
usando Software Livre para fazer esta pesquisa e também usando
Software Livre como base das pesquisas. A população não deveria pagar
duas ou três vezes pela mesma pesquisa. Vocês, legisladores que
definem o financiamento das universidades públicas, estão ouvindo?
Vocês, executivos de corporações que pagam impostos que financiam
estas universidades e que precisam das novas idéias provenientes dos
egressos das universidades, estão ouvindo ?

Mas a tarefa final para convencer as universidades a usarem Software
Livre resta nas mãos de estudantes, como este meu amigo que me enviou
a carta pedindo que eu visitasse sua universidade. Você tem que
"votar". No momento que você se candidata a uma universidade você pode
investigar se ela usa Software Livre nos seus cursos. Se a resposta é
"não", então escreva para o reitor da universidade e diga, "me
desculpe, não posso estudar numa universidade que somente ensina como
usar um produto, e não usa nem defende o Software Livre". Você então
terá dado um passo para o uso do Software Livre naquela universidade.

Você quer fazer pesquisa? Estude em uma universidade que use e defenda
o Software Livre.

Quando as universidades descobrirem que os melhores e mais brilhantes
estudantes estão indo para "universidades concorrentes" (e as
universidades COMPETEM entre si), então eles começarão a fazer a
mudança.

Carpe Diem!

Prof. Carlos José de Almeida Pereira
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus - Bahia - Brasil

BLOG:
 http://starfightercarlao.blogspot.com
 http://starfightercarlaoenglish.blogspot.com (english version)

"Que o caminho seja brando aos teus pés;
 Que o vento sopre leve em teus ombros;
 Que o Sol brilhe cálido em tuas faces;
 Que as chuvas caiam serenas em teus campos.
 E, até que eu de novo te veja,
 que a Deusa te guarde na palma da mão! "
 (Bênção Irlandesa adaptada)