*Ambiente de Desenvolvimento Colaborativo*

Se você quiser criar um projeto de código aberto, ou então resolver se
juntar a um já existente, não vai ter dificuldade alguma de achar sites que
lhe forneçam uma estrutura completa para isso. SourceForge, Gna!, FreshMeat,
Google Code, Java.net e tantos outros colocam à disposição gratuitamente uma
área para compartilhar arquivos, código, notícias, permitindo que as
comunidades sejam auto-geridas. É possível criar listas de e-mail, fóruns e
Wikis, atribuindo permissões adequadas ao papel de cada um. Por essas e
outras, hoje em dia é muito mais fácil descobrir que um funcionário seu faz
parte de alguma comunidade externa de software livre do que fazê-lo
colaborar espontâneamente com algum projeto interno da organização.

Essa realidade há alguns anos me faz pensar: E se eu quiser criar dentro da
minha empresa uma estrutura similar à existente no mundo do SL? Um espaço
virtual onde as pessoas possam livremente (sem hierarquias nem burocracias)
iniciar seus projetos e angariar adeptos em torno deles? Uma "incubadora" de
idéias que crie um clima favorável à criatividade e inovação? Um local onde
importa menos quem você diz que é (sua unidade, seu cargo, seu salário) e
mais quem você mostra ser (ganha-se respeito pelo que se produz, pelo
tamanho das suas contribuições)?

---
Post completo em: bazedral.blogspot.com