Olá, sou novo na lista...

Sobre esse assunto, creio que as empresas deveriam ver o SL como uma
espécie de consórcio, onde todos investem (seja tempo, dinheiro e etc)
para ter um "bem" imaterial que é o software. A diferença é que o
retorno pertence a todos e não apenas aos consorciados, e ela não é
obrigada a investir algo mínimo, como uma quantia mínma em dinheiro.

Outra coisa que vai nesse sentido é a questão dos prêmios ou
recompensas (bounties). Uma empresa ou várias (fazendo uma vaquinha)
que precisem de uma feature podem oferecer uma grana pra quem
implementá-la. O problema nesse caso é que para que o grupo receba
esse dinheiro é necessário que se use uma pessoa jurídica (fundação,
empresa e etc) pra que a empresa possa pagar esse dinheiro. O esquema
de contratação CLT é meio complicado pq envolve as questões
trabalhistas que nem sempre as empresas desejam.

--
Até mais,

Paulo Estrela
http://tabugado.com