To usando TIM 3G  pelo modem e tá rolando tranquilamente no Ubuntu 8.10. Só
espetei e o Ubuntu já reconheceu. Depois de estabelecido rede fui no
terminal e digitei:
# echo nameserver 208.67.222.222 > /etc/resolv.conf
# echo nameserver 208.67.220.220 >> /etc/resolv.conf
E tem funcionado...

O Guto subiu um tuto de instalacao do claro 3G, talvez ajude:
http://gutocarvalho.net/mediawiki/index.php/Instalando_e_configurando_CLARO_3G_no_Ubuntu

Abraços.