Sou funcionário auxiliar de informática, aprovado em concurso recente de uma
prefeitura do interior baiano (Maraú), e fiquei abismado com o que encontrei
nos computadores da prefeitura ao tomar posse de meu cargo.
Primeiramente descobri que todos os computadores, sem exceção, usam software
pirata (do editor de texto ao sistema operacional), tendo como software
legalizado apenas os aplicativos de gerenciamento de finanças,
contabilidate, setor pessoal e tributos com licensa em dia.
Inicialmente tentei influenciar os secretários da gestão anterior a fazer
uma migração para software livre, mas sem sucesso, encontrei resistência.
Consegui ainda implantar uma espécie de help desk, onde possuímos um
servidor para controle de banda de internet, bloqueio de sites e conteúdo e
cache, onde implementei um Debian Lenny com squid, sendo este, além de um
desktop na mesma sala que roda o Ubuntu 8.10, as únicas soluções em software
livre adotadas na empresa.
Com a mudança de gestão recebi apoio do novo secretário de educação do
município para implementar uma migração completa para GNU/Linux em sua
secretaria e desenvolver softwares em PHP para uso interno do mesmo.
Gostaria de saber se há algum meio da comunidade me ajudar com a
disseminação do software livre no município...