2009/1/27 Aurélio A. Heckert <aur...@gmail.com>

> Não exatamente... KDE é Open Source e GNOME é Free Sofware.
> Diferença de discurso e embasamento filosófico.
>
> Para quem viajou:
>
> http://wiki.softwarelivre.org/bin/view/CoberturaWiki/Pol%edticaELinguagemNosDebatesSobreOSoftwareLivre

Aurium,

Muito bom esse texto, valeu pelo link :D

Quanto à discussão da thread e a dúvida do Saul, se a dúvida é sobre os
méritos técnicos em um processo de migração Windows --> GNU/Linux, acho que
o problema é a ótica em que o processo está sendo visto. Veja bem, é claro
que vc pode escolher um desses sistemas e com base nele determinar o
restante do seu ambiente de migração, mas se as coisas forem feitas dessa
forma, vc terá grande chances de terminar com um ambiente pouco adequado às
necessidades dos seus usuários e muito propenço a rejeição (ou com um
ambiente em que vc teve que fazer um esforço muito maior para adequá-lo).

Acho que a forma mais tranquila de fazer as coisas seria iniciar levantando
as necessidades atuais e futuras dos usuários, pesquisar o que já existe
para atender a essas demanandas e então, com base nos requisitos de ambiente
dos softwares que vc selecionou, definir o ambiente gráfico a ser utilizado
e o processo de migração.

Outra sugestão que lhe dou é de começar testando softwares livres que tenham
versão para Windows e GNU/Linux. Você começaria implantando esses softwares
nas máquinas Windows dos usuários e ministrando pequenas palestras ou
treinamentos sobre eles. Dessa forma, seus usuários teriam a chance de ir se
acostumando com as mudanças de maneira mais suave, reduzindo inclusive o
peso de responsabilidade sobre Gnome e KDE no quesito "rejeição a mudanças"
por parte dos usuários.

Grande abraço,

Helton