Ariston e Moisés,

Acho que a discussão não deveria girar em torno de hoax ou de conceitos como
bem e mal. Eu penso que nenhum hoax é positivo e que eles só servem para
causar confusão e desinformação. Quanto ao bem e o mal, acho que eles
simplesmente não se aplicam à questão.

Outra coisa, software livre antes de mais nada é um movimento social e diz
respeito principalmente à liberdade das pessoas. Por mais utópico que possa
parecer, adotar uso do software livre deveria implicar um comprometimento
com suas bases filosóficas pq essas são as reais bases do movimento.

Se as pessoas envolvidas na discussão tiverem pouco ou nenhum interesse pela
filosofia e estiverem apenas interessadas em méritos técnicos, estamos
falando de um outro movimento, paralelo ao Software Livre, que é o Open
Source.

Seja SL ou OSS (Open Source Software), se a discussão for pela adoção de um
desses tipos de software em setores públicos, acho que o simples fato do
código fonte estar disponível para escrutínio e colaboração pública já
poderia ser visto como uma grande vantagem.

Além disso, é importante lembrar que SL não quer dizer software grátis.Toda
adoção de software tem custo, seja o de aquisição, seja o de treinamento,
implantação, manutenção, etc. Então, é importante ter uma compreensão ampla
e clara das implicações da adoção de um SL/OSS antes de adotá-lo para evitar
maiores problemas e más impressões.

[]'s

Helton