Paulo Estrela, 21-04-2009 14:14:
Eu acho que graças a abertura de vários projeto da Sun, provavelmente eles
irão de alguma forma sobreviver. Essa é uma situação que mostrará o quão
confiável, robusto e sólido é o software livre, pois projetos
importantíssimos como o OpenOffice, que não têm rival livre a altura,
precisam sobreviver. O MySQL já foi forkado, o OO me parece que já caminhava
com suas próprias pernas. O Java eu duvido que a Oracle mate, até porque,
seus produtos são fortemente baseados no Java. O Solaris, eu acho que vai
morrer sim, mas a maioria de suas tecnologias inovadoras (ZFS por exemplo)
poderão aparecer em outros projetos. O que mais me assusta é a visão do
Larry Elison, o cara é meio doido e pragmático.

O OOo ainda não caminha com as próprias pernas, infelizmente.

O carro chefe da Oracle é uma solução que roda em Solaris. Para ela é vantagem ter o Solaris sob as asas e otimizar isso.
A solução com maior crescimento da Oracle é feita em Java.

A Oracle, comprando a Sun, consegue garantir o desenvolvimento de Java e do Solaris (e aproveitar o que for possível), de outra forma suas tecnologias poderiam ficar ameaçadas (com desenvolvimento do backend estagnado).