Luiz Paulo Colombiano escreveu isso aí:
> Mas se fosse assim, não trazer assuntos que teoricamente são OFF-TOPIC,
> nunca existiria a sinergia que houve um tempo atrás, aqui  dentro do PSL-Ba,
> entre Ecosol e SL. Talvez Terceiro o que falta na lista são discussões mais
> filosóficas a respeito do SL.

"x e software livre", qualquer que seja "x", não é off-topic nessa
lista.

> A gente não escuta por aqui nada sobre Pekka Himanen e, para trazer a coisa
> um pouco mais perto da realidade BR,  não surge por aqui quase nada do que o
> Sérgio Amadeu escreve. O Vicente Aguiar lançou um livro na Federal e quase
> nada foi discutido na lista pela gente.

Esses assuntos não seria off-topic nessa lista.

> Esse tipo de discussão faz com que se enraize em nós a certeza de a opção
> pelo SL vai muito mais além do que uma escolha técnica.

De novo: esse tipo de discussão que você cita acima não seria off-topic.

exemplos de off-topic:

  - preço do combustível
  - bicicletada
  - show do chiclete com banana

não é que esses assuntos não sejam relevantes para a sociedade, mas o
tópico da lista não é discutir qualquer coisa que seja relevante para a
sociedade, a não ser que essa coisa seja de alguma forma relacionada a
software livre.

exemplos de não off-topic:

  - como o projeto de software livre XYZ ajudou a reduzir o preço do
    combustível em 76,33% em tal lugar
  - um software livre que ajuda ciclistas a fazer não sei o quê lá
  - o chiclete com banana usa software livre para produzir o seu novo
    disco.

> Não seria melhor tentar construir uma reunião presencial do PSL como existia
> antigamente ?

Seria, jogue duro. Eu estou fora de Salvador pelos próximos meses, então
não irei de qualquer forma. Mas uma dica: essa reunião só vai ser útil
se ela tiver um foco específico, e objetivos concretos. Se for uma
reunião pra falar sobre "coisas de software livre" provavelmente não vai
dar certo.

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro