Em 4 de novembro de 2011 17:26, Luiz Paulo Colombiano <
lpcolombi...@gmail.com> escreveu:

> Mas o que é um governo, que se diz de esquerda, representa para tudo
> aquilo que entendemos como teórico, imaginário? O Lulismo/Dilmismo não
> significa absolutamente nada o pensamento ocidental e oriental com teor de
> crítico.
>
> O melhor então é não debater ? Nem entre a gente, noss@s pares, iremos
> debater mais ?

  Já houveram debates infindáveis, longas discussões, sonhos mágicos,
imaginários sem igual, muito, muito mesmo desde os idos de 2003, da
fundação dos PSL, da formação de um novo governo que propunha
transformações, da concepção de Cultura Digital e tanto mais.

  Antes disto é claro já se debatia, já se discutia todas estas questões. É
o que mais se faz neste Brasil é sonhar (debater), afinal somos o "país do
futuro", se debate, se propõe, se promete e se esquece.

  E o debate não parou não, continua, o mesmo blá, blá, blá, mesmas
teorias, mesma utopia dialética sem qualquer cunho prático de ação concreta.

  O povo aqui das antigas também já deve esta de saco cheio, não foram uma,
mas muitas reuniões, entre nossos pares, entre nos e a sociedade civil
organizada, entre nos e os representantes do poder vigente.

> Como se consegue autonomia estatal sem construir isso em locais como aqui?

  Não acho que aqui seja o espaço, o espaço é no Ponto de Cultura, no
Telecentro, nas comunidades, presencial, real e concreto.

  E estes debates, estas discussões ocorreram ao longo de oito anos, e
posso lhe garantir que essa galera, esta de saco cheio também, promessas,
mentiras.

  Muito Filósofo, Pedagogo, Sociologo, Humanistas usaram e abusaram da boa
fé desta gente, falaram em transformação e agora em apenas 10 meses esta
tudo indo por água a baixo. Os humanistas estão desesperados, é claro, mas
é porque perderam a mamata do governo.

  Quer ajudar, participe das conferência, ou qualquer outro ato destes
palhaços do estado, e quando o "representante do estado" abrir a boca
jogue-lhe um tomate na cara e vista um nariz de palhaço. Convoque amigos,
conhecidos para todos usarem narizes de palhaço.

> Mágica, esmola, precarização ?
>

> O código fonte resolve isso ?
>
> Estamos apenas falando de uma escolha técnica ou é algo mais ? Se for vc
> está cert@.

  O que menos se discute no Brasil em termos de Software Livre é a Técnica.
Em Projetos de CD e ID muito se falou dos aspectos sociais da tecnologia,
da importância, de como é grandioso e importante todos se apropriarem da
tecnologia. Discussões lindíssimas, palavras das mais belas e profundas,
lágrimas escorriam sempre nestes espaços.

  Faltou explicar como se usa ou como se apropria de verdade da ferramenta
(tecnologia), e com certeza não é apenas discutindo ou debatendo as
lindezas do Software Livre e afins.

  Botaram um bando de humanistas para explicar epistemologicamente o que é
tecnologia e o Software Livre. Dissecaram todo o impacto social do bom ou
mal uso da tecnologia, mostraram que era hora da mudança, dai, dai... Dai
acabou a bolsa, acabou a verbinha do caboclo que estava ali falando, dai
ficou ali no meio do caminho, e dai que as palavras viraram vento quando a
fome apertou, quando a conta atrasou.

  E agora? Como o cabra se sustenta, alguém vai pagar a ele para ficar o
dia inteiro falando da importância da tecnologia da informação face ao novo
paradigma da sociedade moderna frente as adversidades da sociedade de
consumo?

  Agora o sujeito lá no Ponto de Cultura, Telecentro, na comunidade
ribeirinha, quilombola e afins tem a certeza de que se ele não aprender
este troço ele esta na merda mesmo. Coisa que ele já sabia a muito tempo.
Porém, agora ele tem muitas palavras bonitas pra falar isto, o que é do
ponto de vista de supostos educadores sociais, humanistas, filósofos um
progresso, né?

> Caso contrário:
>
> Show me your proof :)
>
> Teoria social e código devem andar juntos. Um sem o outro não resolve. É
> pobre pensar apenas na meritocracia do código fonte ou o esquemático do
> hardware. Os dois são apenas vontade de potência.

A última parte concordo com tu.  Mas qual ou quais motivos impedem que
> tenham mais gente programando e além disso, utilizando ferramentas livres e
> difundindo esse conhecimento ?

  É Teoria Social já temos demais, muito mesmo. Falta o Código, Falta a
meritocracia na prática.

> E quem, diferente da gente, não tiver tesão em programar faz o que ? Senta
> e olha gente fazer a revolução ?

  Sei lá, Traduz, Reporta Bug, Doa um trocado, Bate Palma, Crimpa Cabo,
Carrega Piano, faz o que tiver vontade de fazer. Agora faz algo prático,
real, concreto. Vai num Telecentro, Ponto de Cultura, comunidade
quilombola, ribeirinha e mostra aos caboclos o que ele pode fazer de real
para transformar sua realidade.

Inteh,

https://juntadados.org