Antônio,

Veja só ...quando vc está na empresa, está usando o ferramental da empresa
(computadores, energia, internet e demais in fra) e tb tem o seu tempo e
intelecto pagos (seu salário) para desenvolver códigos para a empresa
durante x horas por dia. Então tudo o que vc desenvolver durante o horário
de trabalho é da empresa. Vc tb não pode no seu tempo livre desenvolver
algo que envolva qualquer informação da empresa, pois isso seria quebra de
acordo de confidencialidade, mesmo que vc não tenha assinado isso de forma
explícita. Se vc modificar o codigo e publicar numa licensa aberta, eu
acredito que vc poderia ser processado por plágio sim, mas não sou
advogado, apenas estudo o processo de segurança da informação já a algum
tempo, e é isso que vem acontecendo em alguns casos.
Espero ter te ajudado.

Atenciosamente,

Prof. Joacir Ferreira
Área de Informática
IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Campus Santo Amaro
http://lattes.cnpq.br/1026500784646357