On Fri, Nov 01, 2013 at 11:49:22AM -0200, P. J. wrote:
> Rpz... sabe eu tinha até esse negócio de acreditar que o mundo podia
> mudar e talzs, mas olhe o exemplo do zimbra da universidade X, lá
> tinha um problema e portanto qual foi a solução mais rápida???
> Adquirir licença proprietária, e de quebra com aval de
> técnicos/analistas conceituados que defendem o processo com toda a
> razão... Então em que planeta vcs vivem? Vcs não acham que o povo lá,
> não pensa da mesma forma? Eles querem solução (discurso de mercado),
> para o problema deles! Alguém aí tem a solução para eles? ou
> [...]

Em resumo você quer dizer que o gestor público está certo quando resolve
usar a infraestrutura de uma empresa americana que qualquer pessoa
minimamente informada sabe estar envolvida na operações de vigilância do
governo americano, só porque a solução dessa empresa "funciona".

O motivo pelo qual o Brasil é um anão da tecnologia é sempre buscar a
solução mais fácil ou a mais rápida. Consumir tecnologia dos outros é
sempre mais fácil e rápido do que produzir a sua própria.

Várias empresas brasileiras podem fornecer um serviço de email de
qualidade, e isso só não foi considerado como uma possibilidade porque o
gestor público responsável é _ignorante_. O gestor público tem certas
responsabilidades impostas por lei, e uma delas é o cuidado com o bem
público.

Esse espaço aqui existe porque se acredita que existe alternativa para
tecnologia que vai além do simples consumo irresponsável e irrracional
de tecnologia sob controle exclusivo de entidades externas. Sua opinião
contraria os princípios básicos de uma comunidade de software livre.

--
Antonio Terceiro <terce...@softwarelivre.org>
http://softwarelivre.org/terceiro