Eu nasci e me criei em Salvador, nós últimos anos até mesmo para
conseguir conciliar a questão profissional com os meus ideais eu me
mudei para Brasília.

  Quer um pouco da minha história? Em 2002 eu ajudei a organizar o 1o
Install Fest da Bahia, lá Universidade Católica do Salvador, antes disso
organizei diversas pequenas palestras e cursos de GNU/Linux na UCSal.

  No 1o Install Fest conseguimos reunir cerca de 600 pessoas, com a
ilustre presença do Deputado Federal Walter Pinheiro, autor em 1999 da
primeira lei a versar sobre Software Livre.

  Em 2003 eu estava no auditório da UFBA quando Nelson Pretto lançava a
pedra fundamental do PSL-BA, participei de praticamente todos os
encontros do PSL-BA nós primeiros anos.

  Estive junto no Fórum Baiano de Software Livre (2004) e participei,
organizei e lutei pelo Software Livre desde então, estive em todos os
Festivais de Software Livre, palestrando, discutindo e ajudando na
organização em alguns momentos. Só na UCSal facilmente ajudei a
organizar ou palestrei em pelo menos 3 dúzias de ações relacionadas a
Software Livre.

  Ajudei a fundar (e manter) um laboratório de pesquisa em computação de
alto desempenho que utilizava apenas Software Livre (CEBACAD), desta
ação até hoje mantenho uns pacotes para Debian, Ubuntu e Slackware
(MPICH).

  O CEBACAD derivou no ACSO na UNEB, hoje referência em Robótica e mantido
pelo Prof. Josemar Rodrigues de Souza. Deste embrião esta surgindo agora
no SENAI Bahia o maior cluster da América Latina (nenhum crédito meu,
mas eu estava lá para ver).

  Trabalhei com Inclusão Digital atendendo comunidades carentes no
subúrbio e interior da Bahia. No Casa Brasil atendi as comunidades de
Fazenda Coutos III, Liberdade, Plataforma e a cidade de Valente. Tudo em
Software Livre, realizei ações de montagem de infraestrutura, palestras,
oficinas e ações que pelas nossas contas atingiram diretamente pelo
menos 600 pessoas de comunidades carentes. Diretamente, indiretamente
nem sei contar.

  Partir para o GESAC e visitei cerca de 100 pontos de presença GESAC,
nestes pontos fiz palestras, oficinas e ajudei a montar ou manter parte
da infraestrutura. Tudo em Software Livre. Atendi apenas o interior da
Bahia e conheci um tanto do nosso estado.

  Fui fundador (e um dos poucos remanescentes) do Projeto de Cultura
Digital juntaDados, que além lá da distribuição juntaDados que foca
ações de Cultura Digital e Software Livre, desenvolveu ações de
capacitação em Software Livre e Cultura Digital (atendemos mais de 60
pontos de cultura), desenvolvemos o agregador de conteúdo Rejunte.org,
montamos e mantemos os nós das redes sociais Diaspora e Friendica, além
do Mapa da Cultura (mapadacultura.org).

  Isso é mantido até hoje de forma voluntária e nosso servidor mantém pelo
menos meia dúzia de sites/portais/sistemas de ações de Cultura e
Inclusão Digital de parceiros.

  Não vou participar do Flisol em Salvador, mas estou participando aqui em
Brasília desde que cheguei por aqui.