> Sim, a ideologia independe de mercado, fato. Tanto que eu fiz questão de
> colocar ideológico/social e ideológico/mercado. Veja, você pode tirar o
> mercado e ainda ter ideologia, da mesma forma que tirar o social e ainda ter
> a ideologia.
>
> Continuando: Não é porque independe que não há. a relação é de implicação
> direta e não de se e somente se, ok?

Sim

> Então: se nunca se pensa em mercado, a ideologia é utópica, pois não é
> sustentável no modelo econômico atual.

Nada que proponha ruptura é considerado real no "modelo econômico
atual", o que propomos é a mudança de pensamento, quebrar com isso.
Imagine se Stallman se convencesse disse e não iniciasse tudo que
conhecemos hoje como software livre.

Eu imagino você (hipoteticamente), no passado, pensando "O que?
Liberar o código? Isso não vai funcionar, não é adequado ao "modelo
econômico atual".

O Software Livre tem que ser essa força que nos empurra para o lado
"social" pra não ficarmos pensando (como sociedade) em mercado a vida
toda.

 Vamos parar de falar de SL e vamos

Não, obrigado! :) Vamos falar de SL sim, a lista foi criada para isso.
Como falei, se quiserem falar de outra coisa, que criem outra lista.

> atrás de ideologizar algo mais básico, como modelos econômicos
> auto-sustentáveis antes de ir pro software livre _per se_, pois ele não faz
> sentido no nosso contexto e deve ser desconsiderado.
>
> Makes sense?

Sentido faz, em OpenSource, mas não no Software Livre :)

LPIC-1 MCSO

BrOffice (http://www.broffice.org).