Cesar,

O conceito de acesso não é o mesmo usado pelo Vagrant ou Virtualização.
Acesso de manutenção pode ser feito via docker exec, para executar comandos
específicos no container, mas a ideia é de fato isolar a aplicação
confinada em container. Instalar o openssh server apenas para acessos
externos ao container seria um exagero, mas ainda assim possível.

Para evitar mudança de assunto, posta as dúvidas em postagens lá no meu
blog, assim podemos discutir melhor:

techfree.com.br

:

LPIC-1 MCSO