Existe alternativa livre?

Creio que nos navegadores atuais temos a mesma segurança que em qq app desktop. Então um algorítimo de assinatura poderia ser implementado com a mesma confiabilidade em HTML+JS ou em código nativo. Alguém pode apontar uma falha nessa premissa?

Sendo assim, temos a opção 1: bancos e outras entidades poderiam continuar assinando via browser sem problema e sem a burocracia dos applets.

A opção 2 seria listar software livres que façam o mesmo, no caso extensões. Existem? https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/search/?q=signer não reconheci um que faça o mesmo, mas também não vi todos com cuidado.

No caso da Opção 1 se mostrar inválida (o que pode ser, para proteger arquivos de chave privada locais) e da opção 2 ser inexistente, só resta a opção de alguém levantar as mangas e fazer uma extensão. O legal é que pode-se usar a mesma API da extensão proprietária, então nada vai precisar mudar nos bancos que a usam. ;-)

Até!
 Aurium

Em 10-07-2017 10:50, cristiano furtado escreveu:
Vinicius Vollrath:
Bom noite! Segue uma indicação de tema para discussão na próxima reunião: Quais as alternativas de SL ao uso de applets para assinatura digital de documentos eletrônicos na web. Com o fim ao suporte do applets JAVA nos navegadores, muitos tem adotado soluções de código fechado para resolver o problema. Por exemplo: o e-SAJ dos TJ-SP e TJ-CE estão adotando o Web Signer - https://websigner.softplan.com.br/ . De interesse de todos os profissionais que possuem certificado digital, como: advogados, médicos, contabilistas e administradores, o estado (executivo, legislativo e judiciário) não está adotando soluções de código aberto e livre para resolver o problema, como podemos atuar para mudar esse cenário?


_______________________________________________
PSL-BA mailing list
PSL-BA@listas.dcc.ufba.br
https://listas.dcc.ufba.br/mailman/listinfo/psl-ba


_______________________________________________
PSL-BA mailing list
PSL-BA@listas.dcc.ufba.br
https://listas.dcc.ufba.br/mailman/listinfo/psl-ba

Responder a