Pessoal, bom dia! Não acompanhei a discussão/não faço parte do grupo do
Telegram. Mas diante das coisas que li aqui vou dar uma peruada.

Antes de mais nada, gostei muito de ver a movimentação na lista!

Vamos lá:

1 - Qualquer ambiente de informática precisa de um pai/mãe que dê suporte
2 - O Proinfo é um programa do governo fedral que fornece equipamentos,
software e suporte para laboratórios dos municípios
3 - A UFPR é responsável pela manutenção e monitoramento do software (Linux
Educacional). E as empresas que vendem as máquinas pela manutenção do
hardware.

Considerando isso, e caso o lab ESTEJA EM PERÍODO DE GARANTIA, pensei no
seguinte: Se trocar a distro que ganho a escola vai ter? Há alguém
comprometido (com responsabilidade mesmo) com isso? Hoje a diretora pode
acionar a Positivo e eles esperam o LE instalado lá, e irão reinstalar caso
abram chamado (ou pelo menos deveriam). Se trocar o que irá acontecer com
esse suporte? Acho que essas perguntas são relevantes. Outra, a UFPR
monitora os LEs para tirar estatísticas do programa. Caso o LE seja
removido, a escola na participará da estatística. Isso é bom?

Então, a não ser que o Lab esteja fora de garantia (de 3 anos da data da
instalação), acho que não valeria a pena mudar tudo se não houver alguém
comprometido de fato em manter esse ambiente. É melhor eles terem algum
suporte do que nenhum. Claro que se as coisas não estão funcionando legal
(suporte por parte da Positivo) seria interessante saber o porque. Tem um
FAQ do Proinfo que dá pra ter uma idéia da responsabilida da Positivo e da
UFPR no processo. Talvez esteja faltando alguém da escola ou amigo da
escola que possa ajudar nesse meio campo entre escola, UFPR e Positivo, ou
até ajudar em algo na distro LE para facilitar o uso, habilitar suporte
multiterminal, fazer um esquema de instalçao via internet que qualquer um
possa executar (com GPXE, boot pela net e etc) e treinamento, mostrar o que
o Linux pode fazer sem gastar quase nada e trazê-los para o mundo do SL e
do código aberto.

Agora, caso o Lab não esteja mais no período de garantia e esteja entregue
as moscas, aí é faca nos dentes, cair pra dentro e fazer o melhor que puder.

Bom, essa é minha peruada.

http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo
Monitoração: http://proinfodata.c3sl.ufpr.br/
FAQ do Proinfo