Oi todos,

Só pra deixar claro meu envolvimento com o II FBSL e clarear algumas
coisas pra lista:

O II FBSL vem sendo elaborado há bastante tempo essencialmente por
Wilnara (SECTI), Carla (Assim) e Tavares. A idéia era ser um evento em
conjunto com o I Forum Baiano de Inclusão Digital. O FBSL seria tocado
pelo PSL-BA enquanto o FBID seria tocado pela SECTI/BA. Dessa forma o
FBSL estaria se beneficiando da estrutura do Instituto Anisio Teixeira
cedido pelo estado, com salas de video-conferência, coffebreaks, apoio
financeiro, etc. Isso gerou algumas dicussões, pois algumas pessoas
sentiram que estar lado a lado com o estado num evento poderia
restringir o caráter de liberdade que o FBSL deve ter. Porém, depois de
algumas reuniões um consenso se estabeleceu, diante dos argumentos de
Tavares, que o FBSL não perderia suas características. Ok, digamos que
essa foi a primeira etapa de discussão sobre o evento e entramos num
consenso. A segunda etapa seria trabalhar no conteúdo do FBSL. E isso
não aconteceu, ou pelo menos começou a acontecer mas parou pela metade.

Até então eu não tinha nenhum envolvimento com o evento, e não queria
ter. Por trabalhar na SECTI eu às vezes presenciava os encontros do
pessoal, totalmente _por acaso_. Então, um belo dia eu estava lá
trabalhando e Wilnara diz pra mim que o FBSL não tinha absolutamente
nada definido e faltavam poucos dias para o evento. Eu disse pra ela
que eu não podia me envolver nisso. Pois em outro dia ela disse a
mesma coisa, e eu decidi tentar ajudar em algo, para que o evento não
deixasse de acontecer. Então pedi para dar uma olhada na programação. A
coisa tava realmente feia. Fiquei sabendo também que uma pessoa foi
contratada para cuidar da logística do evento (Rosalva). Fiz algumas
reuniões com ela e tentamos fechar alguma programação. Levei isso pra
última reunião do PSL-BA.

Daí na última reunião do PSL-BA foi levantada a questão: quem vacilou
nisso? As pessoas que estavam envolvidas e de repente deixaram a coisa
de lado ou o PSL-BA que não se manifestou? Pra mim isso não importa
agora.

Bom, voltando... O que temos hoje? Temos um evento para os dias 26 e 27
de setembro, sem divulgação, sem conteúdo definido, sem confirmação de
palestrantes externos, sem definição quantitativa de público e
aparentemente sem um número de pessoas razoável envolvidas. Diante disso
eu sugeri na SECTI que adiássemos o evento, mas Wilnara e Rosalva não
gostaram da idéia. Pois bem, sugeri então que pelo menos construíssemos
uma grade de programação independente de palestrantes de outros estados,
pois estes não confirmaram presença e não vejo tempo hábil para lidar
com a burocracia de passagens, hotel, etc para cada um deles em tão
pouco tempo.

Até aí eu pensava que alguém estava trabalhando na programação do FBID,
e que o PSL-BA estaria trabalhando na programação do FBSL. E pra minha
surpresa não há ninguém além de nós trabalhando na programação de _todo_
o evento. Ou seja, não tem como ter programação separada para os dois
eventos. Fica minha sugestão de termos uma única programação para os
dois eventos, pelo fato de não termos outra opção.

Diante dos fatos podemos objetivar a responsabilidade do PSL-BA em
relação ao FBSL:

 - O GT de PI estabelecer atividades para 1 turno e passar a programação
   para Aurélio colocar no site e interagir com o pessoal de comunicação
   da SECTI.

 - O GT de Mob. Social estabelecer atividades para 2 turnos e passar a
   programação para Aurélio colocar no site e interagir com o pessoal de
   comunicação da SECTI

 - O GT de desenvolvimento fazer o mesmo que o GT de PI deve fazer.

Anotem esse email para tirar as dúvidas referente à logística do evento:

[EMAIL PROTECTED] (Rosalva)

Eu pretendo continuar fazendo a 'ponte' SECTI <--> PSL-BA durante o
processo de organização desse envento.

ps: vejam obervações no corpo do email:

>  Hoje ninguém apareceu para a reunião sobre do II FBSL!!
>
>  Sei que o GT de MS se reuniu ontem, mas ninguém passou e-mail falando dos
> encaminhamentos. Encontrei Amadeu e este me esxplicou como serão as
> atividades...

Por favor, passem isso pra Aurélio com cópia pra mim.

>  Não sei do GT de desenvolvimento: a programação que tá lá na página é a
> nossa?

Idem acima.

>  Já foi comunicado que a programação do GT jurídico vai fazer parte do
> FBSL? Tinha falando informalmente com Thiago Tavares sobre isso...

Sim, Tavares está ciente disso. Ele está em SP, liguei pra ele esses
dias, podem ficar tranquilos.

>  Como andam as articulações junto com o FBID? Pelo que sei ainda não
> passamos nada do nosso forum para eles...

Isso, precisamos passar os detalhes de cada GT logo que puder.

>  Não gostei do jeito que tá sendo apresentada a programação dos foruns...
> Acho que tinhamos que marcar qual é do FBSL e qual é do FBSL. Auréi você
> pode fazer isso? Outra coisa a este respeito é que na página tem
> "promovem o I Fórum Baiano de Inclusão Digital e o II Fórum Baiano de
> Software Livre como um único evento", entendi da última reunião que seria
> um evento conjunto e não um só!

Foi isso que expliquei acima. Eu gostaria muito que fossem dois eventos
independentes, mas não tem programação pra isso.

>  Acho que estamos precisando de mais informações, precisando que as
> pessoas que estavam envolvidas com as atividades dos foruns se
> manifestem, expliquem as quantas andam os foruns. Porque para mim não
> temos nada de concreto! E não incentivo a divulagação de um evento desses
> que não tem organização, programação... Qualquer coisa a gente apenas
> participa do I FBID e pronto!!!

Tentei explicar as coisas nesse email, agora podemos discutir se vocês
concordam em ter um único evento com dois nomes (pra mim essa é a melhor
definição que podemos dar a ele(s))

>  Achei um desrespeito as ausências nesta reunião. Apenas Thiago e Auréi
> avisaram que não apareceriam. Mas fazer o que se apenas decidimos que "
> Combinamos de reunir no próximo sábado as pessoas envolvidas no II FBSL."
> e não assinalamos quem são essas pessoas?

abraços e mais uma vez desculpem pela minha ausência, desde ontem que
estou sendo atacado por malditas crises de espirro.

--
Tiago Bortoletto Vaz
http://hackers.gnosislivre.org/~tiago

"É preciso não ter medo,