[EMAIL PROTECTED] (Pedro Kröger) writes:

> claro que no meio disso tudo tem a questão da comodidade. eu suponho que
> os caras que vão fazer isso querem fazer em flash porque é o que eles
> aprenderam. nada impede de usar pygame[3] ou algo parecido.

claro que tudo depende do que se quer fazer. se a idéia é fazer *tudo*
em flash provavelmente vai ser dificil fazer o mesmo em linux. mas se a
ideia é fazer "videos", pode-se faze-los em formato "padrão" (mpeg?) e
usar os tocadores e bibliotecas que já existem.

vale lembrar que várias empresas de cinema usam linux para criar seus
filmes (e.g. shrek2), então a ideia de que não existe software[1] para esse
tipo de coisa é lenda.

alem dos programas citados por aurium, existem o main actor[2]. ele não
é livre e custa $200, mas pode ser uma solução (eu prefiro usar um
programa proprietário para gerar arquivos em um formato livre do que
usar um programa livre para gerar arquivos em formato proprietário).

Abraços,

Pedro Kröger

Footnotes:
[1] sim, é verdade que eles não usam apenas SL, alguns programas eles
desenvolvem dentro do proprio estúdio, mas eles tembém usam diversos
programas livres como blender e outros.

[2] http://www.mainconcept.com/mainactor.shtml