Software Livre: "Isso não é comigo"

“Aconteceu neste fim de semana o Primeiro Encontro
Potiguar de Software Livre, e o evento foi considerado
um sucesso, considerando que se tratava de um trabalho
de voluntarios e entusiastas. Foram contablizadas
aproximadamente 800 inscricoes e o nivel das palestras
foi muito bom, embora o tempo de abordagem fosse
reduzido.

Mas o objetivo deste meu artigo é outro. No decorrer
do evento um dos palestrantes afirmou que é defensor
do movimento SL, porem, ele mesmo, na condição de
empresário, não admite disponibilizar o código-fonte
de seu trabalho. Ele tentava nos convencer de que um
Office pode ser SL, enquanto um ERP era algo
totalmente diferente, e não deveria ser livre. O
assunto gerou uma polêmica no auditorio.

O palestrante defendia seu ponto de vista como
empresário, e que naturalmente era justo auferir
lucros sobre seu trabalho, E pagar seus custos,
salários e impostos. Ao mesmo tempo seria injusto
disponibilizar seu codigo para que os concorrentes se
aproveitassem do seu trabalho e ganhassem dinheiro sem
gastar um tostão. Então a situação ficou mais ou menos
assim : Eu uso SL, mas não desenvolvo nada que seja
SL, todo meu software é fechado. É como se alguem
dissesse 'DOE SEUS ORGÃOS', mas que no fundo ela
pensasse 'MAS EU NÃO FACO ISSO NUNCA, NEM MORTA!'.

Então o sentimento de frustração diante de tamanho
paradoxo foi geral. Que tipo de avanço pode haver numa
sociedade que pensa assim de maneira tão egoista?
Desenvolver um projeto em equipe realmente envolve
custos que devem ser pagos. Mas desenvolver um projeto
usando filosofia SL, envolve o trabalho voluntário, e
uma equipe centenas de vezes maior trabalhando
continuamente na melhoria do código a um custo
infinitamente menor. O problema é que muita gente se
comporta apenas como parasita intelectual, e no fim
das contas enfraquece todo o movimento. Assim, o
desenvolvedor não se sente à vontade em disponibilizar
seu código, pois suspeita que ninguem vai colaborar, e
que no final das contas ele será o único infeliz a
manter o codigo funcionando. Esta é uma triste
realidade, e acredite, acontece muito mais do que voce
imagina. Quantas vezes algum de nós contribuiu
voluntariamente para um projeto maior?

Nesse caso, sera que nós somos 'vampiros' que só
servem para se beneficiar do trabalho dos outros? Para
concluir eu gostaria de saber a opinião dos amigos a
respeito deste assunto. O seu software É LIVRE? ”

Fonte: Br-Linux