Oi,

Eu sempre acompanho os posts da lista e fico sempre ansioso para que apareça um tema que eu possa contribuir, acho que chegou a hora (risos).

Bom, sabemos que o uso de validadores é muito importante, afinal são softwares poderosos e que auxiliam muito a vida do desenvolvedor. Porém, o uso deles não deve ser somente para adquirir os selinhos. Como o Aurélio A. Heckert felizmente colocou, concordo plenamente com os comentários dele. Quando tratamos de acessibilidade, precisamos ir muito além dos validadores. Não basta apenas colocar um alt=" ", um title etc.

Não basta apenas mexer na sintaxe a fim de passar no DaSilva ou no Validate WAI, o selinho não garante uma navegação acessível. Além de passar por eles, deve-se passar pelos outros "wares" da informática, tô falado de peopleware e hardware. Eu tenho um amigo cego (MAQ - http://www.bengalalegal.com/acesso.php) que diz que "acessibilidade precisa ser planejada".

Quem quer implantar acessibilidade tem que testar em leitor de tela (dosvox, por exemplo), de preferência com o monitor desligado e com o mouse em cima dele; testar também em handheld (um Palm ou similar); deve testar no celular e em tudo que puder, devemos abordar todas as classes sociais. Acessibilidade é isso.

O DaSilva é uma boa iniciativa, muito já foi feito nele e há muito o que se fazer. Não usem ele apenas, use outros também..

Abraço acessível!

--
Atc,
Aldemir Vieira