--- Alfredo Pereira dos Santos <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Isso posto, a questão é: como fazer com que um produto, como o Linux ao qual
> associamos tão fortemente a idéia de liberdade, poderá se impor, no Brasil,
> diante da avassaladora presença do Windows, num mundo tão cheio de
> injustiças?

Aos poucos, à medida que o Linux se torna viável para as pessoas, e também
acessível.

> Serão suficientes discursos enaltecedores?

Não.

> E a questão do
> usuário leigo, a meu ver tão desassistido?

Não sei se isso é uma crítica indireta ao PC Conectado... mas se for, bem, essa
é uma crítica
válida a ser feita para quem organizou o programa.

Esse é um problema que eventualmente vai se resolver -- um dia todo mundo foi
"usuário leigo de
Windows" tb. Aliás, um dia todos nós que usamos Linux um dia fomos usuários
leigos de Linux. Até
que um amigo seu passa a conhecer e te ensina, ou as coisas vão ficando mais
fáceis e vc mesmo
resolve aprender por si próprio.

Sendo esse um problema que eventualmente vai se resolver, a questão que
acredito que está no seu
pensamento é: quanto tempo vai levar pra ele se resolver? Mas isso ninguém
sabe. A previsão de
algumas empresas (Mandriva, RedHat, etc) é que daqui a uns 10-15 anos o Linux
estará em 50% dos
desktops. Mas se você pensa em acelerar o processo, basta se juntar.

> Essa me parece uma questão
> determinante que, a meu ver, não pode ser neglicenciada.

Sim, e não é...

> Nesse ponto, parafraseando Lenin, eu diria: O QUE FAZER?

Programar, documentar, ensinar, tem um bocado de coisa a se fazer...

Quero ressaltar que o objetivo do SL não é "derrotar a Microsoft", como se
fosse uma espécie de
jogo. Existem muitos objetivos, com certeza; a comunidade é amorfa, como diz o
colega Terceiro.
Mas esse realmente não está entre os objetivos mais presentes na mente de quem
desenvolve SL.

Nesse sentido, o texto ressalta bem, para os que pensam em "derrotar a
Microsoft", que a Microsoft
não é um páreo qualquer. No entanto, de um modo geral, ele me parece um pouco
"tempestade em copo
d'água".

T+
J.V.