Galera,
Recomendo a leitura da matéria sobre o assunto na Carta Capital desta semana. Tá muito boa....
O que tá em jogo é, além da falta de transparência das discussões, a possibilidade de mais gente entrar no jogo da distribuição de conteúdo.
As teles estão de olho grande... As redes de TVs atuais... não precisa nem dizer.....
É uma questão complicadinha mesmo e há muito interesse financeiro em jogo. De um lado, com muito poder financeiro, estão as Teles... Do outro, com muito poder político, estão as TVs consolidadas. As TVs querem que continue tudo como sempre foi e que ninguém dispute verba publicitária com elas. A Teles querem entrar nesse meio, conseguir cobrar de alguma forma o conteúdo que chegar nos aparelhos móveis e abocanhar uma grana boa.
E nós..... é claro.... não estamos participando de nada disso. E NÃO... NÃO É UMA QUESTÃO SOMENTE TÉCNICA COMO A MÍDIA QUER FAZER PARECER. É TÉCNICA TAMBÉM.... MAS NÃO SÓ....
A depender da TV digital escolhida, pode haver espaço para mais gente entrar na briga, pois a banda permitiria mais "canais". No caso da tecnologia japonesa, isto não seria possível, pois a banda é utilizada para outras coisas (interatividade, mobilidade etc) e não vai caber mais ninguém. Tudo ficaria como está....
É mais ou menos por aí.... espero não ter falado muita besteira, mas é o que eu entendi dessa história toda até agora.
[]'s
Celso

Em 13/02/06, Eric Jardim <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Em 13/02/06, Marcelo Souza <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Eu, sinceramente, não entendi ainda o ponto central dessa discussão.
> Tá parecendo mais uma posição contra-posicionista do que propositiva.

  E o que me soa tambem.

A questão é que os caras querem aprovar o negócio logo e os abaixo assinantes querem impedir que as coisas sejam feitas as pressas. Parece que os "japas" do padrão vão dar uma grana pra Globo se eles o usarem.

Até onde eu sei, o problema não é a questão técnica do padrão, mas de como fica a sitação dos "produtores de informação". Obviamente a Globo vai escolher alguma coisa que só ela tire vantagem. Mas lembrem que eles castram a informação, fazendo as pessoas discutirem sobre coisas que não são o foco principal.

Pra piorar, é um negócio que nem todo mundo entende bem e tem muito lance técnico no meio. Há uma certa relação com o Software Livre.

A TV é um daqueles instrumentos poderosos de comunicação que é muito sub-utilizado. Pelo menos, a internet ainda não tem dono, mas não é uma preocupação grande, pois nem todo mundo pode ter.

--
Eric Jardim