Pessoal, acabei de tirar a LPIC-1... :), fiz a prova pela vue.com

Vamos lá...
respondendo as questoes, as principais certificacoes linux são:
LPI (http://www.lpi.org)
Linux+ (nao sei)
RHCE (Red Hat)

As provas podem ser feitas por meio de um parceiro prometic ou vue ou esperar o Road Tour da LPIC, http://www.lpi.org.br

Para estudar, achei tres centros em Salvador:
Diginet, Baraúna e ConectBahia.

Melhores meios que achei, o O'Reilly LInux in a Nutshell e LPIC Bible, alem dos simulados online... nada do Uira...

abraços e enjoy it.

h3rman