Pessoal,
Segue a troca de mensagens com um servidor da Receita...

Primeira mensagem (msg para a Receita)

Gostaria de pedir uma maior atenção da Receita com o programa DIRPF para Linux. Fiz minha declaração este final de semana e utilizei a versão do programa em Java para declarar e para enviar a declaração.
Perdi muito tempo com um problema que já tinha sido relatado à Receita há bastante tempo. Eu não conseguia gravar a declaração depois que ela já estava pronta para ser enviada.
Achei vários relatos na internet sobre o problema e o descaso da Receita com esta versão.
O meu problema só foi resolvido quando criei uma cópia de segurança da minha declaração e restaurei por cima dela mesmo. Só assim consegui gravá-la e enviá-la à Receita.

Segunda mensagem (Receita para mim)

Sr. Celso,

Primeiramente agradeço as suas considerações. Entendo perfeitamente sua insatisfação com o problema acontecido com a versão Java. O problema foi decorrente de um pequeno "bug" que aparecia em uma situação peculiar. Esta falha somente foi detectada após a disponibilização do programa para uso pelos declarantes.
Como trabalhamos com um universo muito grande de usuários, este ano esperamos a entrega de mais de 20 milhões de declarações, quando acontece uma situação semelhante a esta de algum problema no programa, seja versão Windows ou Java, avaliamos o impacto da distribuição de uma nova versão. Uma nova versão do programa sempre gera uma insegurança em muitos usuários que já entregaram suas declarações. Mesmo divulgando que a correção seja simples e não altera cálculos e resultados, muitos não acreditam e acabam reenviando suas declarações ou fazendo retificadoras das mesmas utilizando a nova versão, gerando gastos com processamentos desnecessários e atrasos no processamento das demais declarações.
Esta situação que o Sr. viveu, apesar de extremamente desconfortável e frustrante para quem a enfrenta, certamente teve um impacto menor que aquele que seria gerado por uma nova versão do programa Java. Como a cultura do Windows ainda é muito forte entre nós, qualquer ruido gerado pela versão Java pode ser usado contra e servir de argumentos em detrimento da utilização de softwares livres. Como você pode ver, Celso, muitas vezes a decisão não é apenas técnica, temos que considerar também outros fatores.
Normalmente o usuário Java é mais preparado tecnicamente que o usuário Windows e diante de uma dificuldade ele age como o Sr. agiu. Pesquisa uma solução ou entra em contato conosco. Enfim, ele arruma uma saída e não fica esperando que alguém resolva. Até esse perfil foi levado em conta quando analisamos a situação e decidimos deixar a versão Java como estava.
Se isso servir de conforto, aqui vai um pouco de história: quando saímos do DOS e criamos a primeira versão Windows, isso em 1996, também enfrentamos muitos problemas de falhas no programa e mesmo de resistência e descrença por parte de usuários que queriam continuar no DOS. Somente com o passar dos anos o programa Windows foi ganhando maturidade e estabilidade. Quebrar barreiras é sempre muito difícil e é isto que estamos enfrentando agora com a versão Java.
 Agradeço o seu contato e acho muito positivo esse pedido de mais atenção a versão Java.

Terceira Mensagem (msg para a Receita)

Agradeço a resposta, mas gostaria de chamar a atenção para outra falha da Receita. Eu não consegui encontrar em nenhum lugar do site a informação de que bastava eu criar uma cópia de segurança e restaurá-la por cima dela mesma.
Vi vários relatos de pessoas que geraram a cópia de segurança e utilizaram outro computador com windows para encaminhar a declaração.
Acho que isto sim gera total desconfiança com sistemas não windows.
Continuo achando, mesmo levando em conta os critérios não técnicos, que a Receita deveria ter divulgado uma versão 1.1 com a correção, como fez no caso do Windows.

========================== FIM DA TROCA DE E-MAILS.... POR ENQUANTO ==============

Acho que seria interessante que as pessoas que tiveram problemas como os que eu tive, os relatasse para a Receita. Vocês poderiam utilizar outros argumentos, mas sempre com muita calma e paciência.
Acho que assim, teremos um programa mais bem tratado no ano que vem.....
Tenho certeza, pelo que "conheço" de vocês, que muitos gostariam que o programa fosse desenvolvido em outras linguagens ou que pelo menos fosse utilizada a máquina virtual livre. Mesmo assim, acho que vale a pena insistir numa maior atenção à versão em Java que, pelo menos, roda em várias plataformas. Acho que seria um primeiro passo....
[]'s
Celso