"Tiago Melo Casal" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> mas como disse, é necessário a integração, por exemplo, é preciso editar
> um arquivo .DOC usar um Open Office com corretor ortográfico, como fazer
> em modo texto?

depende do que voce quer fazer. se precisar ler o conteudo que alguem
enviou para voce pode usar um programa que converte de .doc para texto
puro (eu esqueci o nome dele agora). se voce quer escrever documentos
formatados (i.e. que não sejam em texto puro), pode usar o latex, um
sistema de tipografia baseado em marcações. por exemplo, para iniciar
uma seção voce escreve algo como:

\section{Introdução}

e o corpo do texto abaixo. a vantagem dessa abordagem é que voce pode
ter um controle sobre o conteudo e saber o que cada coisa significa (ou
seja, o que é um titulo, seção, subseção, etc). e de quebra o resultado
tipografico dele é muito superior aos editores de texto como word e
openoffice. ele gera arquivos pdf (ou postscript)

para escrever textos com correção ortográfica voce pode usar o emacs. e
como tem o emacspeak, imagino que seja fácil usar o emacs sendo cego.

ou seja, com excessão de tratamento de arquivos gráficos, pode-se fazer
praticamente tudo na linha de comando, onde imagino que seja mais
prático para quem é cego porque não precisa usar o mouse.

obrigado pelas informações que enviou. eu não conheçco muito sobre esses
programas e hardwares e foi muito esclarecedor.

o emacspeak parece ser uma boa solução. Segue um texto tirado dessa
pagina, traduzido livremente:

http://leb.net/blinux/

"Emacspeak é uma interface de voz que permite a interação intependente e
eficiente de usuarios cegos com o computador. Disponivel livremente,
emacspeak mudou drasticamente como o autor e centenas de usuarios cegos
ao redor do mundo interagem com o computador e a internet.

Na minha humilde opniao, emacspeak é a mais avançada interface de voz
atualmente disponível. Se eu nao visse um usuario treinado de emacspeak
lendo seu email mais rapido que eu jamais poderia eu nao teria
acreditado. Voce ja viu uma pessoa cega jogando tetris
super-rapidamente? emacspeak torna isso possivel.

Eu nao vou dizer que o usuario nao precisa de algum treinamento. Mas se
voce está disposto a investir algum tempo, a chance é que voce será
capaz de lidar com seu computador mais rapido que muitos usuarios
com visão."

Abraços,

Pedro Kroger