Olá Pedro,

    Sobre Latex, não tenho conhecimento algum dele, mas vou estudar,
você despertou minha curiosidade. O Emacspeak usei um pouco no Oralux e
não me adaptei, nem voz em Português ele tem ainda.
    Enquanto isso vou usando o Dosvox e alinha de comando pelo Telnet
Falado do Mesmo e pesquisarei mais de como colocar um leitor para modo
gráfico para falar, se quem enxerga usa, por que eu não usarei? Quando
consegui, eu assim julgarei se é melhor ficar só no modo Texto ou usar
só modo gráfico, ou quem sabe usar os dois. Não posso dizer qual dos
dois modos é melhor para mim usar, ou qual dos dois modos é melhor para
cegos usarem, se não usei os dois ainda, me falta usar o modo gráfico
para fazer tal julgamento!
    Gostei de saber que existe um programa de conversão de arquivos .DOC
para .TXT, se você lembrar o nome eu ficarei muito agradecido, será mais
uma ferramenta que terei a disposição.
    No uso do Windows, nós cegos não utilizamos o mouse, as pessoas que
enxergam se esquecem que o teclado é muito poderoso, por isso que quando
o Mouse quebra, alguns nem ligar o computador ligam. As setas, Tab e
Shift+Tab, Ctrl+Tab e CTRL+Shift+Tab, ALT, CTRL, Shift, CTRL ou Shift
em combinação com as setas, são algumas teclas de navegação globais, dá
uma mobilidade entre ícones, botões e menus, e selecionam textos e
ícones. Ainda há alguns programas que tem teclas de atalho específicas.
Do mesmo modo é também no ambiente gráfico do Linux. Não há nada que
impeça ao Cego usar o modo gráfico, o uso do Mouse é apenas uma
alternativa amais, que pode ser dispensado.
   Um abraço,

      Tiago Melo Casal
____
Linux user #422205