Oi Amigos,

Aí vai a contribuição de um primo meu Maurício que saca pra caramba de Wireless, vai inclusive iniciar um mestrado em Paris sobre o assunto.

1- se você configurar uma "WEP key" os computadores só comunicarão com o "wireless router" usando este metodo, que é bem seguro. E caso a rede esteja configurada para soh se comunicar com o Router, um computador não se fala com outro, só com o router(roteador).

2- Dependendo da configuração da rede wi-fi (wireless), você pode ter o equipamento central(router) funcionando: a) apenas como gateway - só provendo acesso à internet aos computadores (e funcionano como firewall, etc.).
b) tambem conectando um computaor ao outro. Neste caso o equipamento central (wireless router) deve ser configurado para tal. Os demais computadores não precisam "enxergar" um ao outro.

-cheque qual o modelo do seu Wireless router.


Completando... A pergunta 2: uma vez q o computador esta configurado (no ambiente windows) para comunicar-se com um roteador sem fio, ele não conectará a outro computador diretamente, todo pacote passará pelo roteador...e então irá para o computador destino... a comunicação entre os computadores é indireta.

A falha na segurança, caso não se use uma chave WAP ou WEP, reside no fato dos pacotes transmitidos e recebidos via radio-frequencia poderem ser detectados e abertos por outros computadores da redondeza (apesar dos computadores não se comunicarem, um hacker pode entrar na comunicação só "ouvindo"). Com a chaves, isso seria praticamente impossivel!!!


Bjs,
______________________
Karine Motta

Designer Gráfico & Digital
(71) 8111-2707
http://www.karine.web.br.com


From: "Rafael Gomes" <[EMAIL PROTECTED]>
Reply-To: Integração do Projeto Software Livre Bahia <psl-ba@listas.im.ufba.br>
To: "Integração do Projeto Software Livre Bahia" <psl-ba@listas.im.ufba.br>
Subject: [PSL-BA] OFF - Compartilhamento Wireless
Date: Tue, 25 Jul 2006 13:15:53 -0300

Alguem poderia me ajudar nos seguintes casos?
 
1 - Uma rede Wireless formada por vários micros espalhados por suas casas tendo um servidor proxy de acesso a internet. Tudo na mesma rede. Seria uma falha de segurança nos acessos de uma maquina pra outra dentro dessa rede? Já que estamos falando de usuários domesticos que tem menor nivel de segurança.
 
2 - Teria como eu servir ips para redes diferentes? pois assim eu poderia fazer uma rede pra cada maquina, assim fazendo uma interface virtual no servidor para cada cliente servindo como gateway de cada um. Garantindo a segurança, já que todas "conversas" entre maquinas dentro da rede tb passariam pelo servidor.
 
Isso é bom ou estou viajando ?

--
Rafael Brito Gomes
Sistema de Informação
Universidade Salvador

Meu Blog
http://iniciantenosl.wordpress.com

III Festival de Software Livre
http://festival.softwarelivre.org/

>_______________________________________________
>PSL-BA mailing list
>PSL-BA@listas.im.ufba.br
>https://listas.im.ufba.br/cgi-bin/mailman/listinfo/psl-ba



MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. Faça o seu agora.
_______________________________________________
PSL-BA mailing list
PSL-BA@listas.im.ufba.br
https://listas.im.ufba.br/cgi-bin/mailman/listinfo/psl-ba

Responder a