O problema não é a decisão, mas como o nosso judiciário mete os pés
pelas mãos na hora de mandar cumprir as suas decisões. Quem não tem arma
nuclear precisa ter um comportamento que exalte sua situação tecnológica
como um diferencial moral. Não ter "a bomba" passa a ser uma opção que
ganha força política. Pois bem, o Estado brasileiro não detém o poder
necessário para forçar a google a liberar informações protegidas nos
EE.UU. por determinações constitucionais.
Vários países têm buscado a produção decisões judiciais, mais realistas
e, portanto, mais efetivas.
O google não pode cumprir esta decisão tacanha, ainda que justa. Isto
leva a um travamento do processo sócio-informativo que é prejudicial
para todos. O judiciário deveria produzir justamente mecanismos para
destruir travamentos sociais, e não reforçar travamentos existentes,
menos ainda, gerar novos travamentos.

A linha dura da programação da ideologia no cérebro de arquitetura
proprietária dos "nossos" magistrados não é "tolerante a erros". A
justiça não poder ser cega. A pior justiça é a que não se enxerga.

Mauro Leonardo Cunha
[EMAIL PROTECTED]