Pessoal,

Gostaria de convida-los para a palestra que eu vou dar no Instituto de
Matemática da UFBA (ondina) no dia 1 de dezembro as 16 horas.

Eu vou falar sobre a área de computação musical, problemas de pesquisa
interessantes, e sobre o meu grupo de pesquisa (genos). Apesar da
palestra não ser diretamente sobre software livre, uma das linhas de
pesquisa do meu grupo está ligada com SL, e todos os programas usados
pelo grupo de pesquisa são SL (claro!).

Segue abaixo informações sobre a palestra.

Abraços,

Pedro Kroger

titulo: computação e música como área de pesquisa

resumo:

A área de "computação musical" trata de diversas qestões ligadas ao
emprego da computação na música. Dentre os itens de interesse estão a
análise e criação de sons usando software (análise e síntese sonora),
auxiliando o entendimento sobre as propriedades básicas do som; o uso de
programas para criar composições, auxiliando no entendimento do processo
de composição e estilos musicais; e na análise automática de elementos
musicias como harmonia e forma, auxiliando no seu entendimento
cognitivo. A música em si é uma área de estudo interessante já que
muitos processos musicais tem uma base matemática sólida e podem ser
descritos com auxilio de programas de computador. Por outro lado, sendo
uma arte abstrata, a criação e compreensão de outros elementos se
constituem uma área de estudo fascinante e complexa. Essa palestra vai
demostrar elementos de pequisa que podem interessar profissionais e
principalmente estudantes da ciência da computação, com exemplos
práticos e demonstrações.