Em 11/12/06, Rafael Gomes<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Mas ai caimos em um outro grande problema. Não há maneira de entrar no
mercado de trabalho para aprender mesmo, sem vc ter experiência ou
certificação. Assim, pensando bem, a certificação se torna requisito inicial
para alguem que está interessado em entrar nesse universo.

Eu discordo de você.
A minha experiência foi adquirida com a vivência prática de trabalho
como voluntário na administração da rede de computadores do Instituto
de Matemática da UFBA, como integrante do grupo GAVRI
(gavri.im.ufba.br).

Essa experiência prática me permite, se eu quiser, tirar um certificado da LPI.
Também sou sócio de uma empresa que presta capacitação, e se nós
quiséssemos, poderíamos dar cursos preparatórios para a prova da LPI,
mesmo sem sermos certificados, pois o que garante a qualidade técnica
dos meu sócios e a minha é o nosso trabalho, e não qualquer
certificado.

Eu mesmo tive muita sorte ao ser escolhido para trabalhar nessa área com
apenas minhas expriências fora da empresa. Assim hj estou aprendendo muito e
pretendo tirar a certificação até o fevereiro, mas aqueles que não tem a
mesma sorte ainda penam para entrar na área.

Acho que não apenas muitas instituições, mas também empresas podem
oferecer oportunidades de bolsas de pesquisa ou trabalho, para pessoas
que querem começar no mundo da administração de sistemas utilizando
software livre, especialmente para estudantes. Na UFBA, por exemplo, o
que não falta é trabalho a ser feito, especialmente se o estudante
disponibiliza parte do seu tempo de forma voluntária, como tantos
fazem.

Trabalhar diretamente em projetos de desenvolvimento de softwares
livres é outra opção. Nosso colega Lucas Rocha afirma que o principal
motivo de ele ter sido CONVIDADO a trabalhar na sede da Nokia na
Finlândia foi o fato de ele trabalhar como voluntário no projeto
GNOME, além da experiência que esse trabalho lhe rendeu com
programação em GTK.

A certificação LPI garante que você se deu bem na prova, mas não que
tem o conhecimento prático, ou que realmente é capaz de resolver
problemas ou achar soluções para problemas desconhecidos na vida real.

--
Krishna