Em 31/01/07, Alexandre Moura <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Como alguns já disseram o "momento é agora". O Brasil é o 4º país do mundo
em pirataria [1] e uma campanha a favor do software livre ganha força nesse
momento, como forma de combater a pirataria, por um motivo simples.
Liberdade!

Tem duas coisas importantes que devemos fazer agora: (1) Defender a
liberdade de escolha, no contexto digital e (2) Combater fortemente a
pirataria.

(1) Hoje em dia algumas lojas vendem máquinas com software compulsórios
(especialmente notebooks) de forma que, mesmo não utilizando, você é
obrigado a patrocinar o fabricante do sofware.  Além disso, alguns
produtores de aplicações, hardware não mantém compatibilidade com sistemas
alternativos (leia, menos usados).
Devemos boicotar tais distribuidores e os padrões (software/hardware) que
não permitem a liberdade de escolha.

(2) Por outro lado, devemos combater fortemente a pirataria. O modelo de
"sucesso" da Microsoft só funciona porque permite a cópia (não difere muito
so SL) => criando massa crítica suficiente para pressionar grandes
compradores comerciais a adquirir o que já está difundido, mesmo que
ilegalmente, no mercado doméstico e pequenas empresas.

(1) + (2) = Eu acho que impor SL vai de encontro com a liberdade de escolha.
O SL deve ser uma opção assim como software proprietário. Não adianta impor,
pois teríamos outros tipos de problemas. Imposição não combina com a forma
de criação do SL, que é fluida e pode se ramificar. Impor qualquer tipo de
SL poderia ser um desastre. O que se deve impor são padrões abertos, de
forma que qualquer software ou hardware possam se comunicar.

Se (1) e (2) funcionam, quem não concorda com o modelo proprietário vai
naturalmente procurar alternativas. E pode ter certeza de que a grande
maioria dos usuários de SP são pessoas que não estão disposta a pagar o
preço do SP. Quando alguém pensa em utilzar um software, prefere optar pelo
que a maioria das pessoas usar, desde que possa arcar com isso. R$15 é um
preço acessível para quem temum computador. R$900 já filtra muita gente,
pode ter certeza.

Lembre dessa frase: "Não tenho medo de 99% do mundo use Software
Proprietário, tenho medo de que %1 não tenha o direito de usar"

Sds,

--
Eric Jardim