Apesar da matéria favorável ao Linux, eu pessoalmente não costumo confiar na
coluna de John C. Dvorak. Além do que, por mais que essas empresas tenham
sido um reforço para a comunidade em torno do Linux e do SL, ambos não
dependem única e exclusivamente delas. Não basta IBM, HP e Intel se juntarem
e pronto, teremos um padrão unificado. O SL é feito por muitas pessoas e
essas pessoas tem pensamentos e anseios próprios. Pra que algo assim
funcionasse, seria necessário que a maioria da comunidade chegasse a um
consenso.

Algumas pessoas daqui me ensinaram no passado que, apesar das divergências
gerarem uma grande dispersão de energia e esforço, a diversidade é o motor
que impulsiona o crescimento do software livre. Claro que tudo tem seu preço
e o que pagamos nesse caso é, por exemplo, o baixo suporte da indústria de
hardware. Mas acredito que muita gente iria resistir a essa tal unificação
(pelo menos se as regras forem ditadas por empresas).

Quanto aos MACs, não sou nenhum defensor deles (nunca cheguei a usar um),
mas Dvorak é nitidamente um de seus detratores. Segundo fontes da Internet,
"A Apple vendeu 1,6 milhão de computadores Mac nos Estados Unidos durante o
quarto trimestre de 2006, divididos em 637.000 computadores desktop e
969.000 laptops. Em relação aos números de 2005, suas vendas no mesmo
período cresceram 30,6%, enquanto que no ano inteiro seu crescimento atingiu
28%, algo que não foi conseguido por nenhum outro fabricante.". Sem falar no
sucesso do atual carro-chefe da empresa, o iPod. Então, não sei até que
ponto seria mal negócio alguém se parecer ao menos um pouco com eles.

Quanto ao restante, concordo que a MS está num momento delicado, pq ela
gerou muita expectativa em torno do lançamento do Vista. Se ela trabalhar
mal pode sair bastante queimada, mas se trabalhar bem, pode se tornar ainda
mais forte. Vamos trabalhar do nosso lado para que, independente do que
aconteça a ela, nós sejamos amanhã mais fortes do que somos hj.

Abraços,

Helton