Em 02/02/07, Pedro Kröger <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

"Osvaldo C. de Matos Júnior" <[EMAIL PROTECTED]> writes:

> O evento mais importante é a criação da Linux Foundation
> (www.freestandards.org).

Como sempre o Dvorak não sabe do que está falando. a criação da Linux
Foundation (LF) não é "o evento mais importante". A LF é um merge do
Open Development Labs (OSDL) e o Free Standards Group (FSG) [1]. A
padronização do LF é feita através do Linux Standard Base (LSB) que já
existe ha 6 anos. Ou seja, o LF não é um acontecimento novo e sim algo
que tem sido feito há anos (promoção e padronização do linux).

> Isso pode também acabar com os "modismos" das novas versões de vários
> fabricantes. Em um minuto, o "melhor" Linux é o Mandrake. Depois é o
> SUSE, depois Ubuntu.

uma coisa que parece dificil para alguem envolvido em tecnologia
(proprietaria) dos anos 90 aceitar é a _diversidade_. apesar de (alguma)
padronização ser importante, diferentes distribuições tem filosofias
diferentes e atendem a nichos diferentes. é ridiculo pensar que os
usuarios hard core de gentoo ou sourcemage vão parar de usar essas
distribuições porque alguem fez uma distribuição "padrão" (nota: essa
_não_ é a intenção do LF, OSDL, LSB, ou seu acronimo favorito).

qual distribuição vai vencer no desktop? deixa os usuários dicidirem! a
unica coisa que me preocupa é a tendência das empresas que vendem
hardware no brazil fazerem suas proprias distribuições.

> Por causa dessa tendência, os usuários finais nunca adotaram o Linux
> no desktop.

eu gostaria que ele apontasse os números das pesquisas que mostram que
_essa_ é a razão que os usuários finais "nunca adotaram o Linux".

> Quando o assunto é a batalha Mac-versus-PC, um ponto sempre
> negligenciado é que a maioria das pessoas não gosta dos Macs.

novamente, eu gostaria de ver os números que comprovam essa afirmativa.
se a maioria das pessoas nunca usou um Mac, como elas gostam ou não
dele?

> Eu, pessoalmente, não gosto do Mac – apesar do tempo rápido de reação
> do sistema – por causa da sensação que tenho quando salvo arquivos.
> Sei que parece bobo, mas nunca me senti confortável com isso. A
> sensação é de uma falta de solidez, que sempre me deu um frio na
> espinha. Sinto que, se algo estranho acontesse em um Mac, eu nunca
> seria capaz de recuperar os arquivos. Nunca me senti assim com um PC.
> Acho que, com o PC, eu ao menos seria capaz de arrancar o disco
> rígido, colocá-lo em outra máquina e explorar seu conteúdo sem medo.

<ironia>
ah! realmente uma razão muito importante e bastante técnica. realmente
alguem que usa um sistema que quebra toda hora tem que se sentir assim
desprotegido. de qualquer forma é estranho que uma pessoa que ganhe a
vida escrevendo sobre tecnologia nunca tenha ouvido falar em BACKUPS!
</ironia>

>  Já disso isso antes: até que um clone do Office apareça, completo com
> um programa do tipo PowerPoint que não seja um trambolho, o Linux
> nunca vai dominar o desktop. E o StarOffice não presta para a tarefa.

certo, _porque_ o staroffice (ou melhor, seu primo livre openoffice) não
presta para a tarefa? um pouco mais de conteúdo seria bom.

> E a Adobe teria de portar todos os seus programas para o Linux. E como
> alguns de seus executivos odeiam o open source (mais precisamente, a
> linguagem PostScript),

WTF??!! os executivos da adobe odeiam o postscript? uma linguagem que a
Adobe criou [2] e é usada em seus programas? novamente, de onde ele
tirou isso?

Para variar é mais um artigo desinformado do Dvorak. No final do artigo
ele coloca que para o linux "vencer" no desktop alguns programas como o
Photoshop deveriam ser portados para linux. Na verdade, se a maioria dos
usuarios desse programa se dessem conta que podem fazer o mesmo que
fazer com o Gimp [3] não ficariam esperando por um port da adobe. Aqui
entra a nossa função enquanto defensores do SL para mostrar o que esses
programas podem fazer.

Abraços,

Pedro Kroger

Gostei muito da sua resposta e esclareceu alguns pontos que estavam
obscuros. Valeu :)

[]'s

Helton