Alexandre Moura escreveu isso aí:
> Concordo com você Eric, não devemos impor o Software Livre, mas
> podemos conscientizar (ou pelo menos tentar) as pessoas. Muitas
> pessoas não sabem sequer q existem licensas de Software e que essa é a
> diferença entre o windows de R$ 500,00 e o de R$ 15,00. Precisamos
> mostrar às pessoas que elas tem uma opção de usar o computador com
> Software de qualidade superior ao que elas conhecem. Com softwares
> para os mesmos fins. E ate mesmo com interface igual. E ainda é mais
> barato. Apesar preço e liberdade não serem as mesmas coisas, a questão
> [...]

Essas são vantagems práticas que são legais, mas quando a mudança é
motivada por aspectos práticos como esses (os clássicos argumentos Open
Source), nada impede que as pessoas voltem a usar software proprietário
pelos mesmos motivos!

O que é mais importante do que enfatizar essas questões práticas, para
nós militantes do software livre, é mostrar às pessoas que com software
livre elas têm o __direito__ de ser de fato donas dos seus computadores,
que hoje mediam uma boa parte da vida delas! Direito à privacidade,
direito à cultura, direito à linguagem que permite que aquela caixa
cheia de placas de circuito seja o que elas __quiserem__, e não (só) o
que alguém quis que fosse.

Se as pessoas entendem o que é ter essa __liberdade__ , elas não vão
querer abrir mão dela.

Eventualmente essa liberdade virá acompanhada de beleza, segurança,
confiabilidade, simplicidade e custo mais baixo. Essas coisas são
importantes como consequências, mas são fracas quando consideradas como
porquês.

Dica de leitura:
http://www.gnu.org/philosophy/free-software-for-freedom.html
(infelizmente ninguém se voluntariou para traduzir pra português ainda)

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/