Vou mover sua nota final para o início, para a resposta ficar mais
clara.

On Jun  2, 2006, "Ricardo L. A. Banffy" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Nota: Isso pode ser um péssimo exemplo - não sei se exatamente a
> licença do ext3.

Não há indicações de licença em linux/fs/ext3/*.c, exceto em hash.c,
que é GPLv2.  super.c diz que MODULE_LICENSE("GPL"), mas isso não
indica a versão, mas isso já estava definido antes :-)

> Essa é uma dúvida interessante nesse contexto:
> O que acontece, por exemplo, se você escrever um "Norton Utilities"
> para reparar volumes ext3 e usar o código "oficial" do ext3?

O código, descendente que é do código oficial do ext3, herda a
liberdade de seu antecessor, pois precisa ser licenciado pela GNU
GPL v2.

> Seu programa precisa ser licenciado sob GPL (ou algo compatível)?

Precisa ser GPL v2, não basta ser compatível.

> Isso obriga você a fornecer aos compradores o código fonte do
> programa inteiro ou apenas do código ext3 que ele usa?

Do programa inteiro, pois é o programa inteiro que precisa ser
licenciado sob a GPL v2.

Se fosse a GPL Inferior (LGPL), apenas do código ext3, por isso mesmo
ela é inferior na preservação da liberdade.

Mas note que a obrigação não é nenhuma surpresa.  Você não precisava
ter usado o código do ext3 em seu programa.  Se usou, o fez de livre e
espontânea vontade, aceitando as condições do licenciamento, que
exigiam que trabalhos derivados fossem licenciados sob a mesma
licença.  Se não aceitou as condições, não tem permissão para criar o
trabalho derivado.  Como eu costumo dizer, se não quer ajudar a manter
a fonte limpa, não beba da fonte, ou pelo menos não a polua.

Agora vamos ver a que tipo de argumento relacionado a vírus isso vai
levar :-) :-)