On 6/3/06, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Jun  2, 2006, Fabricio Zuardi <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Ok, vamos entao para o bem de todos atrás dos fatos, o resumo abaixo
> diz respeito a mais restritiva das licenças CC (by-nc-nd) em suas
> diferentes versões

Essa não é a licença mais restritiva.  Veja, por exemplo:

http://creativecommons.org/license/devnations
http://creativecommons.org/about/sampling

Tem razão, eu errei, deveria ter escrito: "a mais restritiva das
licenças CC aceitas no CCHits", tanto a devnations quanto a sampling
não fazem parte da liste de opções no formulário de adicionar musica.
Da familia sampling temos apenas a sampling plus e a
non-comercial-sampling-plus, que a meu ver permitem reprodução e copia
da obra toda.

De qualquer forma vc levantou um bom ponto, ter uma licença CC por si
só não é o suficiente para permitir postar lá, tem que ser uma que
esteja no dropdown, vou fazer um update no faq para deixar isto mais
claro!

Músicas licenciadas sob essas duas (Developing Nations e Sampling, mas
não suas variantes Sampling Plus ou Noncommercial Sampling Plus), a meu
ver (IANAL), não são aceitáveis no CCHits.

Sampling Plus e Noncomercial Sampling Plus permitem a distribuição da
obra completa(este é o "plus")  desde que não tenha fins comerciais,
também não sou um advogado mas a meu ver não há nada de errado em
aceitar estas no CCHits.

Ao contrário da impressão que
http://creativecommons.org/about/licenses/fullrights tenta passar, há
pelo menos uma licença que fere o espírito de uma provável leitura
dessa página e da suposição por trás do conceito de Commons e do
espírito da maioria das licenças, mas que ainda assim faz parte do
projeto e, pior, não é listada como exceção no final da página: a
Developing Nations license.

Correto, devnations nunca esteve dentre as aceitas e não tenho
intenção de inclui-la.

...Essa restrição me parece bastante questionável, ainda que seu
arrazoado seja defensável.  As restrições ao uso da obra completa
impostas pela Sampling license também são objeto de objeção, por assim
dizer :-), por parte das FSFs, e surpreendem por não estarem de acordo
com o espírito que o CC tenta apresentar.

Exato, estas que estão "fora do espírito" não entram. Problema resolvido.

> Eu uso como opção embeded o player em Flash por um único motivo:
> base instalada.

Isso infelizmente exclui usuários exclusivos de software livre
seguidores da lei em países onde patentes de software se aplicam.

Não exclui, limita. Um usuário sem suporte a flash/mp3 ainda consegue
acessar o site, conhecer bandas novas, discutir sobre elas, visitar o
site delas (que normalmente tb o limita e em alguns casos exclui de
verdade), visitar o site do álbum e comprá-lo, ou mesmo baixar os
arquivos para uso própio (pedindo a um amigo que aceite a patente do
mp3 gravar numa fita k7 ou cd para ele).

> Se vc souber de uma forma de substituir pelo embed de
> outro player mais universalmente aceito, estou aberto a propostas.

Não sei, mas talvez oferecer a possibilidade de colocar músicas em
formato Ogg, e apontar para sites que indiquem o que é, como faz pra
ouvir, por que se o deveria preferir, já seria um passo no sentido de
levar conhecimento sobre a questão para os amantes da música, que é o
primeiro passo para que eles sigam o caminho da liberdade.

É uma boa sugestão, acho que um campo a mais para listar urls e
formatos diferentes da mesma musica é um passo inicial neste sentido e
não custa nada. A propósito, muitas das musicas que estão lá *já
possuem* versões alternativas em ogg, como é o caso de musicas
hospedadas no archive.org e de artistas simpatizantes da causa, como a
primeira  musica submetida ao sistema ;)

http://cchits.ning.com/artists/?/gerador_zero/%21-bin-bash/

Como trata-se de um site com base na participação da comunidade, acho
que seria bacana uma iniciativa de postar a principio na forma de
comentários as urls destas versões alternativas, e etiquetar com
alguma palavra que possa ser usada também para gerar listagens
filtradas por este requisito, tags como "ogg" ou "has ogg" mas isso é
só uma idéia, se achar que faz sentido pode seguir, o bacana de social
apps é exatamente esta organização que por vezes acaba emergindo a
partir do uso que um ou outro grupo ou perfil de usuários fazem delas.

Abrir essa possibilidade permitirá que algumas músicas nesse formato
sejam cadastradas no site, e ao menos pessoas que as queiram ouvir vão
visitar o site ao qual você apontar e receber a informação.  Poderão,
a partir daí, decidir entre continuar do jeito que estão ou tomar
passos em direção à própria liberdade e à de sua comunidade.  O
caminho é longo, mas não temos pressa :-)

Sim, só temos a ganhar abrindo esta possibilidade, sem fechar as
outras evidentemente, baby steps.

> Porém o objetivo principal do site é divulgar música, não fazer
> cruzada anti formatos proprietários, para isso ja temos outros
> tantos e bem melhores.

Quem sabe ajudar a promover um formato livre poderia ser um objetivo
secundário, talvez? :-)

Pode sim! Vamos fazer isto virar verdade!

> Disputas ideológicas e discussoes filosóficas são importante e eu
> particularmente gosto delas tb, mas nao podemos deixar isto afetar
> nossas vidas ao ponto de nos tornarmos inflexiveis.

O que não podemos é deixar que as pressões de interesses privados
subvertam o balanço entre interesses públicos e privados que se buscou
desde a introdução de leis como as de direito autoral e de patentes.
Nesses casos, creio que caiba a inflexibilidade, sim.  Não sei quanto
vale a sua liberdade, mas a minha me é muito cara.  Minha inação pode
ter conseqüências sobre não só a minha, mas também a sua.  Por isso
escolho agir.  E você?

A minha vale bastante, pode acreditar, o tempo livre meu que dediquei
para fazer o site se concretizar sem me ater num primeiro instante a
detalhes menores que poderiam ter me desmotivado já foi uma ação.
Pensemos nas proximas agora =)

[]s
--
Fabricio C Zuardi