On Jun  5, 2006, "Pedro de Medeiros" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Concordo. Acho que vou ter que mudar a abordagem para distinguir vírus
> de bactérias ou protozoários, partindo do pressuposto de que o vírus é
> algo mais sutil, de outra natureza e difícil de detectar. A licença
> seria também algo igualmente sutil.

Outra objeção interessante acaba de me ocorrer: o vírus, por mais que
tenha seu código genético escondido e dormente no interior de uma
célula, ainda é algo distinto, eventualmente detectável e removível.

Já a licença GNU GPL, uma vez introduzida num programa, não é mais
removível, ainda que seja facilmente detectável.  Passa a ser parte
integrante daquela cópia do programa e de quaisquer outras cópias,
derivadas ou idênticas.

Talvez uma analogia mais apropriada fosse dizer que a GPL é
mitocondrial, já que, uma vez que as mitocôndrias, antes bactérias
(IIRC) independentes, entraram em células maiores e passaram a fazer
para elas a conversão de glicose em energia, como dizia a professora
do colégio, tornaram-se parte integrante do sistema, e sua remoção
(cura?) levaria o tecido à morte.

Acho que a analogia do vírus só se sustenta se houver indícios de que
trechos de DNA viral tenham sido incorporados pelo código genético de
seres vivos, mas aí novamente cabe minha objeção à distinção de
linguagem que você sugeriu para emprestar maior sutileza ao vírus.

Dito isso, agrada-me muitíssimo mais a analogia mitocondrial:
descendentes carregam as mitocôndrias da mãe, que fornece o óvulo com
as organelas celulares, e nunca do pai, que fornece apenas seu
material genético nuclear.  É uma analogia perfeita para a combinação
de licenças compatíveis com a GPL: tanto as mitocôndrias do pai quanto
da mâe têm seu próprio código genético, mas prevalece somente o da
mãe: a GPL, mãe de todas as licenças de software livre :-)