Uirá,

Na minha modesta opinião a decisão de utilizar SL nesse programa do governo não se deve a nenhuma forma de radicalismo, trata-se tão somente de uma condição para as empresas interessadas e aderir ao programa.

Veja a decisão sobre o que você vai instalar em sua máquina deve ser somente sua é claro, então existe a opção de comprar outro equipamento com Windows, ou até mesmo o PC do programa e adquirir uma licença do Windows e instalar nele. Niguém vai impedí-lo disso. Agora o governo deve ter responsabilidades com o desenvolvimento do país e com os gastos do nosso dinheiro e não pode subvencionar a expansão do mercado de um produto de uma empresa estrageira.

É simples assim.

Não se trata exclusivamente de ser ou não SL, tenho a certeza que se não houvesse um monopólio do mercado por parte da Microsoft e existisse por exemplo um sistema operacional brasileiro, mesmo que de código fechado, certamente ele seria (e deveria ser) avaliado e incluído no programa.

Abraço,

ASF