Na verdade, embora eu ache o dual-boot profundamente incômodo, parece que ele não está proibido pela portaria.

O problema é que alguns de nós acham que, se a portaria determina que ele deve conter, no mínimo, software livre e, em vez de apenas software livre ele tem software livre e um outro software proprietário (e castrado) instalado, ele não está atendendo à portaria. A interpretação dos incrivelmente bem remunerados advogados da MS (eu aposto uma orelha nisso) certamente é de que ter software proprietário além do livre é mais do que ter apenas o livre e, por isso, eles não estão desobedecendo a portaria, já que ela estabelece coisas que ele precisa, no mínimo ter.

Parece que o desastre veio com a palavra "mínimos".

Afinal:

"a) REQUISITOS MÍNIMOS PARA TODOS OS PROGRAMAS DE COMPUTADOR:

(...)

a.8) Software livre de código aberto com permissão de uso, estudo, alteração, e execução e distribuição;"

E, mesmo se formos lembrar de:

"a.9) Os aplicativos não poderão ser versões de demonstração e nem possuir restrições de funcionalidades, artificialmente implantadas."

Estou certo que para isso os roedores dirão "O Windows não é um aplicativo, logo, está isento dessa restrição".

Alguém tem um link pra portaria? Eu acho que preciso lê-la de novo. Saco... Não foi divertido da primeira vez.

Ainda assim, eu mantenho minha opinião de que precisamos de mais espinhos e de trancas mais robustas. Afinal, como dizia um professor meu, "contrato bom é aquele sobre o qual não se tem como discutir". Acho que o conceito dele se aplica a leis, portarias, decretos...

Ada Lemos wrote:
Nao concordo com o Dual Boot de modo algum, mas de jeito nenhum mesmo, acho um acinte total do dual boot Entendi que o Bunffy tb é contrinha de tudo..Entendi q ele é a favor de se colocar mais ESPINHOS contra o dual boot. Vou reler tudo q ele tem escrito pra ver se, realmente, nada entendi do que ele falou.
Abs,
Ada