On Jun/10/06, Marcelo D'Elia Branco <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Vamos divulgar, e escrever nossa opiniao, nos nossos canais de
> divulgaçao. Incentivos com grana pública para máquinas com SO do
> monopólio é dose!

Fiquei muito feliz ao ver aumentar hoje em vários lugares a indignação contra essa omissão absurda na normatização do computador para todos.

Por princípio, eu não tenho nada contra medidas que facilitem à população ter acesso a meios que reduzam o abismo digital, e até consideraria uma vitória se tivéssemos uma medida que intencionalmente favorecesse computadores com dual boot. Mas ver o dual boot surgir por omissão não intencional do legislador/normatizador, e ainda por cima perceber que a consulta que permitiu à Epcom vender esta semana máquinas com dual boot com os benefícios do Computador para Todos foi formulada em fevereiro, e mesmo assim foi permitido que o assunto tivesse este desfecho, e só agora (que a casa já está arrombada) se fala em reformular a norma, não combina com a imagem que eu gostaria de ver sobre a formulação e execução das políticas públicas nessa área.

Segundo as declarações das autoridades responsáveis, sempre foi claro nas reuniões e discussões que o dual boot estava fora de questão. Mesmo assim, a norma foi redigida sem esclarecer isso, e aparentemente o MCT não compartilha dessa opinião sobre a clareza do assunto. Eu me recuso a acreditar que a norma tenha sido redigida de forma tão omissa por incompetência das autoridades que assinaram, ou da equipe técnica que a escreveram e revisaram. E se não foi por incompetência, deve haver outra explicação. Torço para que ela apareça logo, e seja corrigida.

Escrevi ontem um texto apresentando uma linha do tempo dessa seqüência absurda de omissão e inação. Está em http://br-linux.org/linux/editorial-articuladores-mudos

Vamos torcer para que a comunidade receba a resposta que merece, e que não apenas esta situação seja revertida, como as causas e motivações que levaram a ela sejam expostas e corrigidas, para que reveses como este não voltem a ocorrer!

Abraços!
Augusto

--
Augusto Campos