On Jun 10, 2006, "Augusto Campos" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Fiquei muito feliz ao ver aumentar hoje em vários lugares a indignação
> contra essa omissão absurda na normatização do computador para todos.

Tenho feito observações em todos os artigos que você vem publicando a
esse respeito, de que não há essa alegada omissão e que a regra é
clara, ainda que estejam tentando fazer parecer que não seja o caso.

De toda forma, agradeço pela sua gentil alfinetada, por sinal
merecida, à FSFLA, por não termos nos posicionado oficialmente.  Dormi
no ponto aqui, pensando que minhas missivas à psl-brasil e aos
diversos sites de notícias onde encontrei declarações incorretas
teriam sido suficientes.  Certamente não foram, e vamos trabalhar para
apresentar um posicionamento oficial consistente com nossa compreensão
e princípios.

Aproveito para agradecer pela promoção da campanha de doações para a
FSFLA e incentivar quem puder nos ajudar, não necessariamente com
dinheiro, mas se possível com trabalho, através de participação nas
equipes tais como a recém-criada equipe de imprensa, que pretendia
justamente preencher essa lacuna apontada tão corretamente pelo
Augusto.

> Segundo as declarações das autoridades responsáveis, sempre foi claro nas
> reuniões e discussões que o dual boot estava fora de questão. Mesmo assim, a
> norma foi redigida sem esclarecer isso,

Dual boot não está fora de questão de forma alguma.  O que está fora
de questão é o software proprietário, vide lista de requisitos para
*todos* os programas de computador, em particular o item a.8) que
exige software livre de código aberto.

> e aparentemente o MCT não
> compartilha dessa opinião sobre a clareza do assunto.

Certamente há pessoas no MCT que não vêem a questão com bons olhos.
Talvez as mesmas pessoas que tentaram substituir esse item a.8) na
primeira publicação da portaria que regulamentava o programa?

Talvez as mesmas pessoas que, ao modificar o site
www.computadorparatodos.gov.br após eu ter apontado apenas duas vezes
para a inconsistência entre o conteúdo do site e o da portaria
retificada, removeram o apontador para a retificação e alteraram o
apontador para a portaria de modo que a especificação detalhada do
software estivesse disponível apenas em formato proprietário .doc, mas
não corrigiram a discrepância entre o oitavo requisito em
http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/def_sw e o item a.8) do
anexo retificado da portaria?

Talvez as mesmas pessoas que me ignoraram novamente quando reportei
que o problema continuava lá, e que a página
http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/dt_sw, aparentemente não
mais alcançável a partir de outras páginas, continua disponível e
errada?

> Eu me recuso a acreditar que a norma tenha sido redigida de forma
> tão omissa por incompetência das autoridades que assinaram, ou da
> equipe técnica que a escreveram e revisaram. E se não foi por
> incompetência, deve haver outra explicação. Torço para que ela
> apareça logo, e seja corrigida.

A própria história da publicação da portaria com o item a.8) em
desacordo com o que foi acordado entre as partes envolvidas, que
motivou a retificação à portaria que não mais é mencionada nem no site
www.computadorparatodos.gov.br, já é cabeluda.

Augusto, obrigado por nos ajudar a divulgar esse problema e a nos
orientar sobre uma melhor forma de abordar a imprensa.  Estamos
(FSFLA) de ouvidos abertos e interessados em fazer o melhor, mas
certamente ainda temos muito o que progredir.  É muito bom saber que
podemos contar com sua confiança e apoio pessoal e institucional,
ainda que não possamos retribuir o apoio institucional, em função
principalmente da injustiça ao sistema operacional GNU cometida pelo
nome de seu site, mas também da freqüente promoção de software não
livre nele.