Ontem postei aqui matéria super parecida, mas faltou perguntar::
- Faremos-nos representar, de algum modo, diante dos órgãos ligados ao assunto e com poder decisório???
Ontem, fiquei imbernada porque estava deprimida e sofrida demais.Ao abrir a boca conforme fiz, hoje, amanheci melhor e já vou me aprontar pra ir até ao MCT, mesmo porque,
ontem às 19hs recebi uma ligação de lá me pedindo pra não faltar hoje.
Tenho de ir porque tenho uma pauta com o PNUD lá, então irei logo e, assim deverei saber mais sobre a questão em pauta.
Pergunto-lhes, de novo:
- Alguem vai querer fazer algo em prol deste assunto sair bem conforme pensamos ter de ser e como ser?? Se sim, o que???Como???Onde????Com quem???
Abs,
Ada
 
On 6/13/06, Peterson Danda <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
3 semanas depois, governo irá realizar reuniaão sobre dual boot te
Fanteonte: http://br-linux.org

São 3 semanas ou 3 meses? Depende do referencial. Recentemes,
 
Ante foi divulgado que a fabricante Epcom Eletrônica havia levado ao varejo PCs do programa Computador para Todos, iniciativa pró-Software Livre e pró-Inclusão Digital do governo federal, configurados em dual boot com o Windows XP. A comercialização conta com a aprovação expressa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que a concedeu também a outros fabricantes que fizeram a mesma solicitação. No caso da Epcom, a solicitação ocorreu em fevereiro - e a divulgação para o público em geral ocorreu há 3 semanas. O editorial do BR-Linux na semana passada apresentou uma cronologia dos fatos conforme relatados pela Computer World/IDGNow, que aparentemente dispõe de acesso a fontes bastante privilegiadas sobre a política de informática federal.

Segundo a notícia de hoje da mesma ComputerWorld, passadas 3 semanas da divulgação pública do fato, e agora que as máquinas já estão no varejo, haverá uma reunião "provavelmente até esta semana" entre MCT e Casa Civil para tratar do assunto. Veja um trecho: "A aprovação do departamento jurídico do órgão contrariou diversas posições dentro do próprio governo, entre elas a do Serviço Federal de Processamento de Dados e do próprio coordenador do programa e assessor especial da presidência da República, Cezar Alvarez. Tais partes acreditam que a portaria é clara em dizer que o sistema operacional e os 26 aplicativos de código aberto são itens exclusivos e obrigatórios no programa Computador para Todos. No entanto, na avaliação dos advogados do MCT não há problema em acrescentar também outro sistema de código proprietário, como o Windows Starter Edition, por exemplo.

A resolução dessas divergências será tema também do encontro entre o próprio ministro Sérgio Rezende e a Casa Civil, que acontece provavelmente até esta semana. Procurado pela reportagem do COMPUTERWORLD, o ministério informou que apenas após esta reunião será possível divulgar uma posição conjunta sobre o assunto." Veja o texto completo em COMPUTERWORLD - BNDES pode cortar verba para PC popular com dual boot.

A mesma notícia informa que o BNDES pensa em negar crédito aos varejistas que de agora em diante procurarem a instituição para comercializar as máquinas com dual boot. Mas a fonte da ComputerWorld "não soube informar se foi concedido ou não crédito ao Magazine Luiza para a compra dos computadores da Epcom com dual boot. Também não existem informações sobre se haveria algum tipo de medida caso fosse comprovada a utilização do crédito."

Trecho: "Segundo fontes do banco, reuniões serão realizadas até o fim desta semana para decidir se existirão ou não alterações na política de concessão de crédito. Na prática, caso as mudanças sejam aprovadas, varejistas que pleitearem crédito junto ao BNDES para a compra de máquinas de fabricantes que produzem equipamentos com dual boot podem ter a verba vetada logo na entrada do pedido. "Isso [financiamento de máquinas com dual boot] não era para acontecer. A intenção era conceder o crédito para as máquinas exclusivamente com Linux", comenta um executivo próximo ao processo que prefere não se identificar. Ainda segundo a fonte, a Americanas.com já teria apresentado um pedido de crédito para compra de equipamentos com essa especificação e corre o risco de ter a verba vetada."

 
--
 
Peterson Danda
Monitor Projeto Casa Brasil/ITI/RITS/Petrobras - Pelotas-RS
Ativista do Movimento Software Livre
Militante da Economia Popular Solidária
Linux User N° 410330
Jabber: [EMAIL PROTECTED]
Messenger: [EMAIL PROTECTED]
"Se você treme de indignação perante a uma injustiça cometida a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, então somos companheiros" - Che Guevara

_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a