Muito bom mesmo e muitos sucessos ai pra CELEPAR e que ela faça outros convênios com órgão federais, em breve.
Abs,
Ada

 
On 6/13/06, Julian Carlo Fagotti <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Celepar e ITI assinam protocolo de intenções

para credenciamento de certificação digital

A Celepar – Informática do Paraná e o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) do Governo Federal, assinam na próxima quarta-feira, 14, protocolo de intenções para uso de certificados digitais ICP – Brasil e de programas de computador de código aberto (software livre) em âmbito nacional e internacional. O convênio vem na esteira de uma outra parceria firmada entre a Celepar e o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC) que oferece ensino à distância sobre software livre aos servidores públicos e em reconhecimento à capacidade técnica da empresa pública paranaense para a execução desse tipo de serviço e no uso e desenvolvimento de software livre.

O ITI é a autoridade responsável pela certificação da raiz da infra-estrutura de chaves públicas (ICP) no Brasil. O convênio com a Celepar integra o projeto de expansão do uso da certificação digital na assinatura de contratos e outros documentos, que visa minimizar o uso de papel e correspondente arquivamento, o que possibilita uma economia de escala para toda a sociedade e evita a duplicidade de esforços em projetos independentes.

O convênio prevê o credenciamento da Celepar, empresa capacitada tecnologicamente dentro dos padrões de interoperabilidade denominado "e-PING", junto à ICP-Brasil, para atuar como Autoridade de registro vinculada à Autoridade Certificadora indicada, no caso o ITI, ou como usuária do Certificado Digital ICP-Brasil. O credenciamento da Celepar para atuar como entidade certificadora ocorrerá dentro das condições estabelecidas nas resoluções e deliberações do poder de fiscalização e regulamentação do ITI, sem qualquer distinção com as demais Autoridades credenciadas no âmbito da ICP-Brasil e nos termos das resoluções emitidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil.

No Paraná, a Secretaria da Fazenda será a primeira entidade pública a utilizar a certificação digital em procedimentos de arrecadação e fiscalização tributária. A assinatura do protocolo de intenções entre a Celepar e o ITI ocorrerá no auditório da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos (rua Deputado Mario de Barros, 1556, Centro Cívico), às 14h30 de quarta-feira.

Serviço:

Evento: solenidade de assinatura de protocolo de intenções entre a Celepar e ITI

Dia: 14 de junho de 2006, às 14h30

Local: auditório da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos,

Endereço: rua Deputado Mario de Barros, 1556, Centro Cívico


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a