A petrobras é a maior usuária de cluster de alta performance do Brasil.
Atualmente eles utilizam MPI + Fortran rodando em Clusters Linux. Se não me engano são 5 ou 6 mil máquinas. Já testaram até mesmo o bluegen e continuam usando Gnu/Linux. Eles tem que testar todas as tecnologias, sejam elas proprietárias ou não. Uma pequena melhoria na aplicação deles é capaz de economizar e gerar milhões para a empresa.

Na SuperComputing 2005, um dos maiores patrocinadores foi a Microsoft, estiveram lá apresentando sua solução de Cluster para HPC. A microsoft perdeu o bonde das tecnologias de Cluster, assim como perdeu o bonde da internet, e agora está querendo recuperar o mercado.

eu dúvido que esta tecnologia dela consiga superar ou ganhar o mercado das tecnologias livres que atualmente são utilizadas. Além disso ela terá que ser compatível com as tecnologias atuais, pois ninguem vai reescrever suas aplicações de centenas de milhares ou milhões de linhas para uma nova linguagem e uma nova plataforma computacional, basta ver que a Petrobras ainda usa MPI e Fortran.

Outro exemplo é o google, quanto ele pagaria de licença Microsoft, se ele troca-se o sistema operacional linux de suas máquinas em cluster, acho que hoje já passam brincando de 20 mil máquinas. E além disso quanto ele gastaria adaptando seus softwares para rodarem na nova plataforma ? ?

O projeto aqui tá avançando, temos feitos diversos testes e documentações, se quiser mais informações acesse a página: http://guialivre.governoeletronico.gov.br/seminario/ está desorganizada, mas tem bastante informação nela. Uma pequena correção, o projeto aqui não é apenas de HPC.. É de tecnologias em Cluster e Grid para sistemas Online. Nós estamos avaliando, prospectando e documentando tecnologias de Cluster de Processamento, Cluster de Banco de Dados, Cluster de Armazenamento Distribuído, Cluster de Processamento de Alto Desempenho (HPC), Grid de saco de tarefas e Grid de serviços.