Em Sex, 2006-06-16 às 11:18 -0300, leonardo rodrigues de mello escreveu:
> Eles tem que testar todas as tecnologias, sejam elas proprietárias ou
> não. Uma pequena melhoria na aplicação deles é capaz de economizar e
> gerar milhões para a empresa.
Ok. Só achei curioso o Ballmer já citar a Petrobrás como early adopter,
não simplesmente como "beta-tester". Como vc disse, eles estão chegando
agora nesse mercado, com um produto q até pode funcionar bem, mas q
ainda não se provou, portanto achei meio forçado colocar as empresas
citadas como "early adopters".

> eu dúvido que esta tecnologia dela consiga superar ou ganhar o mercado
> das tecnologias livres que atualmente são utilizadas. Além disso ela
> terá que ser compatível com as tecnologias atuais, pois ninguem vai
> reescrever suas aplicações de centenas de milhares ou milhões de linhas
> para uma nova linguagem e uma nova plataforma computacional, basta ver
> que a Petrobras ainda usa MPI e Fortran.
E eu sinceramente duvido q a ILM vá colocar Windows HPC na Death Star (o
super cluster gnu/linux deles para renderização dos efeitos). Além da
questão da compatibilidade de aplicações, há diversos casos onde os
próprios engenheiros das empresas fizeram suas alterações direto no
kernel para atender necessidades específicas (o exemplo da ILM é o q me
vem à cabeça agora). Dificilmente poderão fazer algo assim com o WHPC,
ou então este terá de ser tão versátil q haverá um trade-off com o
desempenho (algo importantíssimo nesse caso). Sei lá. Vamos ver o q vai
dar.

> Outro exemplo é o google, quanto ele pagaria de licença Microsoft, se
> ele troca-se o sistema operacional linux de suas máquinas em cluster,
> acho que hoje já passam brincando de 20 mil máquinas. E além disso
> quanto ele gastaria adaptando seus softwares para rodarem na nova
> plataforma ? ?
O q eu morri de rir (acho q foi) nessa reportagem foi o Ballmer dizendo
q o crescimento no número de servidores gnu/linux mais recente era
praticamente o Google sozinho colocando suas máquinas no ar... :-)

> O projeto aqui tá avançando, temos feitos diversos testes e
> documentações, se quiser mais informações acesse a página:
> http://guialivre.governoeletronico.gov.br/seminario/  está
> desorganizada, mas tem bastante informação nela.
Legal. Acho q vale uma divulgação melhor sobre o assunto, né? Ou estamos
na época "low-profile" pra evitar abutres e urucubacas? ;-)

[ ]s,

Olival Jr.