**
Olival Gomes Barboza Júnior wrote:
Em Sex, 2006-06-16 às 11:18 -0300, leonardo rodrigues de mello escreveu:
Eles tem que testar todas as tecnologias, sejam elas proprietárias ou não. Uma pequena melhoria na aplicação deles é capaz de economizar e gerar milhões para a empresa.
Ok. Só achei curioso o Ballmer já citar a Petrobrás como early adopter,
não simplesmente como "beta-tester". Como vc disse, eles estão chegando
agora nesse mercado, com um produto q até pode funcionar bem, mas q
ainda não se provou, portanto achei meio forçado colocar as empresas
citadas como "early adopters".

Também achei :-D
eu dúvido que esta tecnologia dela consiga superar ou ganhar o mercado das tecnologias livres que atualmente são utilizadas. Além disso ela terá que ser compatível com as tecnologias atuais, pois ninguem vai reescrever suas aplicações de centenas de milhares ou milhões de linhas para uma nova linguagem e uma nova plataforma computacional, basta ver que a Petrobras ainda usa MPI e Fortran.
E eu sinceramente duvido q a ILM vá colocar Windows HPC na Death Star (o
super cluster gnu/linux deles para renderização dos efeitos). Além da
questão da compatibilidade de aplicações, há diversos casos onde os
próprios engenheiros das empresas fizeram suas alterações direto no
kernel para atender necessidades específicas (o exemplo da ILM é o q me
vem à cabeça agora). Dificilmente poderão fazer algo assim com o WHPC,
ou então este terá de ser tão versátil q haverá um trade-off com o
desempenho (algo importantíssimo nesse caso). Sei lá. Vamos ver o q vai
dar.

Eu também, esse foi a análise na mensagem anterior.
Outro exemplo é o google, quanto ele pagaria de licença Microsoft, se ele troca-se o sistema operacional linux de suas máquinas em cluster, acho que hoje já passam brincando de 20 mil máquinas. E além disso quanto ele gastaria adaptando seus softwares para rodarem na nova plataforma ? ?
O q eu morri de rir (acho q foi) nessa reportagem foi o Ballmer dizendo
q o crescimento no número de servidores gnu/linux mais recente era
praticamente o Google sozinho colocando suas máquinas no ar... :-)

Eu também.. hahaha... muito bom... :-D
O projeto aqui tá avançando, temos feitos diversos testes e documentações, se quiser mais informações acesse a página: http://guialivre.governoeletronico.gov.br/seminario/ está desorganizada, mas tem bastante informação nela.
Legal. Acho q vale uma divulgação melhor sobre o assunto, né? Ou estamos
na época "low-profile" pra evitar abutres e urucubacas? ;-)

Tamos fazendo nosso trabalho, independente de qualquer outra coisa. Tem sido divulgado, talvez não tanto dentro da comunidade de software livre, mas dentro da comunidade acadêmica. Temos participados de quase todos os eventos voltados para cluster e grid no brasil, em dezembro fizemos um evento onde dos 40 palestrantes 33 eram Doutores em Cluster e Grid. Foi um evento focado e voltado para aplicação de cluster e grid no governo, participaram empresas, universidades, órgãos de governo, foram 400 participantes. a grade de palestras do evento pode ser encontrada no site: http://guialivre.governoeletronico.gov.br/mediawiki/index.php/GradePalestras

Este site foi criado em dezembro de 2005 para atender a demanda do seminário, decidimos utilizar ele como base para a documentação dos projetos que estamos fazendo.

Ahh só uma coisa: /seminario/ = /mediawiki/ :-D. Para se ter uma idéia de dez/2005 até hoje o referido site teve 164.350 hits, Hoje é muito dificil procurar sobre tecnologias de cluster e não receber um link para o site. procure no google por "Cluster e Grid" e verá o que estou falando :-D

Estamos terminando a tradução dos manuais de administrador e usuário do sequoia (tecnologia de Cluster de Banco de dados voltada para Java) e estamos produzindo documentação sobre o DRBD 0.8 + OCFS2 ou GFS. que permite a implementação do DRBD ATIVO/ATIVO com um sistema de arquivos compartilhado. Além disso, outra coisa legal tem sido os testes com o Xen, Temos realizados testes com o xen em parceria com o Marco Sinhoreli de São Paulo e o Liberie de Atlantla. Nestes testes comparamos o Xen com o VMWARE, e fizemos testes com o recurso de Livemigration do xen, que funciona perfeitamente e é fantástico migrar uma maquina virtual inteira de um hardware para outro, sem downtime do Sistema Operacional ou aplicações.

Bem é isso..

Um Abraço


[ ]s,

Olival Jr.



_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: 
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a