Li um texto muito legal hoje, HOWTO: Pick an open source license [0].
Ele mostra como fazer uma escolha com relação a um tipo de licensa, baseado em pequenas decisões, bem didádico. Tudo bem que nao tanto quando o site da Creative Commons, que tem tipo varios exemplos [1] além de um formulário onde se pode escolher o que a licensa deve permitir ou nao [2] (bom pra demonstrar em palestras).
Boa sorte.

[0] - http://blogs.zdnet.com/Burnette/?p=130
[1] - http://creativecommons.org/learnmore
[2] - http://creativecommons.org/license/