Ricardo L. A. Banffy escreveu:
Estrategicamente, não sei se é uma boa idéia. Eu explico.

Mas o demônio (que não é o do BSD) sentado no meu ombro diz que isso só vai fazer que existam mais programas interessantes que rodam no Windows, o que vai, no final, aumentar o valor da plataforma proprietária e evitar que existam coisas que só rodam no ReactOS que possam motivar uma migração.

Queremos que as pessoas migrem de lá pra cá, não o contrário. Para isso, é bom que os OSs livres sejam deliberadamente incompatíveis com Windows. É bom que programas livres rodem bem nos OSs livres e rodem "meia-boca", sobre bibliotecas estranhas, no Windows, isso se rodarem.

Pois é, o resultado depende de qual lado da balança vai pesar mais...

Minha adoção de GNU/Linux foi acelerada pelo fato de que os programas que eu queria usar ou não estavam disponíveis para Windows, ou não rodavam bem em Windows (pelo menos na época) (Emacs, Octave, gvim, bash, pd...). Por outro lado, a existência de software livre multiplataforma me permitiu conhecer programas dos quais talvez eu não tivesse mesmo notícia, muito menos saberia de sua qualidade.

Penso que programas como wine, freeDOS e ReactOS são necessários em uma etapa de transição, em que usuários ainda dependam de programas proprietários cujas alternativas livres não possam ainda substitui-los a contento, ou quando há legado de arquivos em formatos proprietários.

Alguns programas ainda são escritos sem perspectiva de suporte a múltiplas plataformas, então substitutos e emuuladores podem ser necessários em alguns casos. Evitá-los poderia ser uma maneira de forçar desenvolvedores a mudar de atitude, escrevendo software multiplataforma.

Um caso engraçado (humor negro :-S) é o deste programa, dependente de M$ até o último bit:

http://www.tonalsoft.com/default.aspx

Dê uma olhadela nisto:
http://www.tonalsoft.com/support/tonescape/install.aspx

E aqui vai o clímax:
http://www.tonalsoft.com/support/tonescape/help/essentials/sys-req.aspx
 <<<<
Before installing Tonescape, go to the Microsoft website and check under "Product Resources" (on the left side of the page) for "Microsoft Updates". Download all of them. This is a process that may take a very long time, because some updates require that you install them separately then reboot your computer before downloading the rest. Just keep downloading, installing, rebooting, and checking for more updates, until the website finally tells you that there are no more.

"Just keep downloading, installing, rebooting, ..."
Ninguém merece...

Esse é o tipo de programa que provavelmente nunca rodará em wine ou ReactOS... Talvez mesmo o ReactOS, por ser uma espécie de clone do Windows, nunca possa atingir um nível de maturidade em que suas qualidades próprias possam se impor, como um sistema operacional autônomo. Devido à história, "compatível com Windows" provavelmente nunca será comparável a "compatível com UNIX"...

Abraços,
Hudson

_______________________________________________________ Yahoo! Acesso Grátis - Internet rápida e grátis. Instale o discador agora! http://br.acesso.yahoo.com